Google Assistant chegou para mudar a tua Android TV

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A partir de agora o Google Assistant estará também disponível para a Android TV. Começará por marcar presença no sistema NVIDIA SHIELD TV, já em efeito, e muito em breve chegará também aos modelos da Sony, as TV's Sony Bravia nos próximos meses. A sua chegada será gradual e abrangerá também outras marcas e modelos.

Vê ainda: OnePlus 5T não existe e o OnePlus 6 chega no início de 2018

Uma das grandes vantagens deste Google Assistant será a possibilidade de saltares logo para o teu show favorito sem perder tempo. Poderás também procurar e vasculhar pela tua biblioteca de filmes e conteúdos para veres TV sem perder tempo e de uma forma mais smart.

O que traz o Google Assistant à tua Android TV?

Em primeiro lugar, e se tens um sistema NVIDIA SHIELD TV deverás aceitar a atualização que chegará automaticamente ao teu sistema. Através deste assistente, e se a tua casa e sistema de iluminação for compatível podes até diminuir a intensidade ou ligar e desligar as luzes de casa. Uma pequena gimmick mas que pode ser bem útil ao mesmo tempo.

Segundo a própria Google, estas são algumas das mais valias do Assistant para tua Android TV:

  • “Play Game of Thrones”— Este assistente poderá reproduzir uma grande variedade de conteúdo, desde filmes e séries de TV e claro, vídeos do YouTube. Pode também controlar a reprodução de conteúdos da HBO NOW, Netflix e gerir as pesquisas do YouTube, reconhecendo a tua voz e aquilo que queres ver naquele momento. Isto claro, na lingua inglesa.
  • “Play Notícias”— Fica a par das últimas notícias, desde negócios, tecnologia ou entretenimento. No final disto tudo podes até perguntar ao Assistant qual é a tua agenda para o dia.
  • “Talk to Fitstar”— Poderás interagir com algumas Apps compatíveis com o Google Assistant, já disponíveis para a Android TV. Desde aplicações de fitness, como a Fitstar, entre outras.
  • "Pedir mais Pipocas"— Esta é mais uma das funcionalidades que só estará disponível nos EUA e que permitirá aos residentes pedir mais pipocas sem ter que sair do sofá a lojas como a Walmart, entre outras.
  • “Turn off”— Algo tão simples como desligar a Android TV, aumentar o volume, pausar a reprodução de conteúdos, controlar outros dispositivos "smart" em tua casa. Tudo isto apenas com a tua voz.

As novidades chegarão em primeiro lugar aos Estados Unidos da América sendo a sua expansão gradual para os dispositivos equipados com o Android TV.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, já experimentaste o Google Assistant, o que achas deste "assistente"?

Outros assuntos relevantes:

Já podes descarregar aqui o Kernel do Motorola Moto Z Play

Criador da Geekbench diz que Android tem ficado sempre atrás do iPhone

Instragram adiciona novos filtros para as tuas Insta Stories

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.