Google: aquisição de startups pode sugerir uma nova área de negócio

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Acaba de ser divulgado que a Google adquiriu várias startups especializadas em hardware de áudio.

O investimento de dezenas de milhões de dólares sugere que a gigante de pesquisas pode estar a pensar em entrar numa nova área de negócio.

Startups adquiridas pela Google têm várias patentes na área do áudio

O site Protocol está a noticiar que a Google adquiriu quatro startups, especialistas em hardware de áudio. As referidas empresas são a Synaptics, Dysonics, RevX Technologies e Tempow. A mesma fonte avança que o investimento terá atingido a ordem das dezenas de milhões de dólares.

Este passo da gigante de pesquisas sugere que a empresa pode estar a tentar enveredar por uma nova área de negócio, uma vez que as startups adquiridas têm um portfólio rico em patentes na área do áudio.

Segundo o mesmo site, estas patentes abrangem várias áreas, desde o áudio 3D a tecnologia Bluetooth, redução de ruído, entre outras. Na verdade, a Google não é propriamente estreante no segmento áudio, uma vez que tem a sua própria marca de colunas inteligentes Nest Audio.

Portanto, e segundo alguns analistas de mercado, o plano da empresa da Alphabet pode ser competir de forma mais acérrima com marcas como a Apple e a Bose, nos egmento de auscultadores com mais funcionalidades.

Google poderá estar a seguir os passos da Apple

Mas o site Protocol foi mais longe e descobriu mais algumas pistas que podem revelar o plano da Google. De acordo com o site, a gigante de pesquisas poderá querer seguir os passos da Apple e apresentar um modelo de auscultadores equipados com o seu próprio chip.

Recorde-se que a Google já provou saber construir hardware especializado e também já concebeu o seu próprio chip. Ora combinando este know-how com as patentes das startups agora adquiridas, a Google pode estar a preparar-se para abalar o segmento com uma onda de lançamentos de produtos inovadores.

Em breve poderemos ter mais novidades que desvendem um pouco mais dos planos da Google, mas para já é percetível que os utilizadores podem sair a ganhar com uma maior competitividade neste segmento.

Editores 4gnews recomendam:

  • Sony dá uma nova vida à icónica submarca Walkman com dois novos modelos
  • OPPO Enco X2 são a alternativa aos Apple AirPods Pro para 2022
  • Apple: já sabemos a data de venda do novo iPhone SE
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt