Embora o evento oficial da Google I/O deste ano aconteça apenas na próxima semana, a tecnológica já deu início à onda de apresentações. Com o The Android Show: I/O Edition, a empresa norte-americana acaba de revelar as principais mudanças para o Android 16 e Wear OS 6.
Ambos os sistemas operativos contam com uma nova filosofia de design chamada Material 3 Experience. Esta é a maior atualização gráfica dos últimos anos e o objetivo é oferecer aos utilizadores um software único e mais fluído.
Android 16 tornará o teu smartphone mais pessoal e expressivo
Em primeiro lugar, importa falar das novidades que a Google trouxe com o Android 16. Com a implementação da ideologia Material 3 Experience, a interação com este sistema operativo parecerá mais natural que nunca.
Uma das principais razões para isso são as novas animações introduzidas pela Google. Em especial nas tuas notificações e como estas reagirão quando interages com elas.
Por exemplo, ao dispensar uma notificação, aqueles que estão mais próximas também irão reagir a esse gesto. E mesmo quando retirares uma notificação do seu grupo, sentirás um feedback satisfatório.
Estes comportamentos serão replicados em outros pontos do Android 16. Ações como o dispensar de aplicações recentes, mexer no volume ou puxar a barra de notificações para baixo replicarão alguns dos comportamentos já referidos.
Os temas do Android foram aprimorados, dando aos utilizadores a possibilidade de criar um software único que corresponda às suas preferências. Para isso, a Google atualizou as cores dos temas e até será possível personalizar a tipografia.
O painel de definições rápidas será ainda mais personalizável para conseguires incluir todos os atalhos mais importantes para ti. De sublinhar ainda as "atualizações ao vivo" para receberes notificações de aplicações como Uber Eats com uma monitorização em tempo real das tuas encomendas.
Wear OS 6 está ainda mais otimizado para ecrãs redondos
Olhando agora para as novidades do Wear OS, a nova Material 3 Experience visa otimizar o sistema operativo para ecrãs redondos. A Google fá-lo-á com animações mais fluídas com maior simbiose com a curvatura do ecrã do teu relógio.
As novas animações do Wear OS oferecem uma nova sensação de profundidade, tornado a informação mais acessível. Todas as animações do sistema operativo foram suavizadas para se adaptarem melhor à dimensão do ecrã do teu smartwatch.
Tal como acontece no Android, a Google traz para o Wear OS mais temas coloridos. Este replicará os tons predominantes do teu mostrador, oferecendo uma experiência visual uniforme em todo o sistema.
No quesito da autonomia, a Google promete um desempenho e autonomia superiores. Olhando para o último ponto, a empresa norte-americana acredita que a nova versão do Wear OS oferecerá mais 10% de autonomia a todos os utilizadores.
Para concluir, importa falar na disponibilização destes novos sistemas operativo. Nesta matéria, a empresa diz-nos apenas que o Android 16 e Wear OS 6 chegarão ainda este ano, primeiramente aos dispositivos Pixel.