A Google definiu como prioridade o desenvolvimento da sua plataforma de Inteligência Artificial capaz de "conversar" com os utilizadores, o Bard AI.
Perante a explosão de popularidade do ChatGPT, o chatbot alimentado pela IA da OpenAI, o objetivo da Google passa agora também pela integração destas capacidades nos seus serviços e apps como o Google Docs, Slides, Sheets e não só.
Até ao momento, contudo, a popularidade do ChatGPT é inquestionável, algo a que o Bard AI da Google não consegue chegar de momento.
Porém, certo é que as suas capacidades serão gradualmente ampliadas, tendo a tecnológica norte-americana uma posição vantajosa neste mercado. Tudo isto além do tempo e recursos necessários para popularizar o seu Bard.
Inteligência Artificial marcará presença nos serviços Google Workspace
Assim sendo, e após um tépido primeiro contacto com a sua "resposta" ao ChatGPT, percebemos o quanto a Google ainda tem que trabalhar e melhorar o seu Bard. Entretanto, a tecnológica fez saber que incorporará mais funções de IA a vários dos seus produtos.
À medida que também o seu Bard melhora, os utilizadores do seu Workspace poderão contar com mais funções e auxiliares automatizados. Note-se que o chatbot da Google foi anunciado pela empresa no início do último mês na sua primeira versão.
Muito em breve poderemos assim contar com o auxílio da Generativa AI da Google nos seus Docs, entre outros serviços. A mesma benesse será estendida ao Sheets, Slides e demais aplicações da plataforma de trabalho Google Workspace.
Do Gmail ao Google Docs, a IA poderá ajudar os utilizadores
Seja para reformular uma comunicação eletrónica que careça de mais cuidado, ou para nos dar uma nova abordagem a uma frase no Google Docs, esta IA trabalhará para nós. Os utilizadores poderão encontrar várias formas de interagir e pedir conteúdos à IA.
Recordamos, para o efeito, os avanços que a empresa tem feito desde que apresentou o seu Bard AI, então ainda muito "verde". A medida seria replicada pela Microsoft com o seu BingAI, entre outras tecnológicas.
Por fim, aguardamos agora pela implementação gradual e faseada da IA no Google Docs, Gmail, Slides, Sheets, entre outras plataformas e serviços da empresa.
Editores 4gnews recomendam: