Criado pela Fundação Gulbenkian e Instituto Universitário de Florença, o Fundo Europeu para combater a desinformação global recebe agora um forte apoio da Google. A doação foi anunciada hoje (31) através do blog oficial da Google em Portugal.
O objetivo é a promoção da literacia, a capacidade de ler e discernir a mensagem do texto. A promoção do espírito crítico, da não aceitação de tudo o que é lido como verdade universal, bem como o fomento do cruzamento de fontes e informação.
Google apoia o Fundo Europeu para os Media e Informação
"Ao mesmo tempo que navegamos nas incertezas e nos desafios do ano passado, ficou provado que é mais importante do que nunca que as pessoas acedam a informações precisas e separem factos da ficção.", avança a Google no seu blog oficial.
A quantia envolvida - 25 milhões de euros - é doada com o intuito de auxiliar o lançamento deste novo fundo europeu. Tem como objetivo o combate à desinformação e apoio à verificação de factos.
"O nosso objetivo é garantir que você e a sua família recebam as informações que desejam, as respostas de que precisam e com a precisão que merecem.", acrescenta a Google.
25 milhões de euros como parte de um compromisso a 5 anos
A gigante tecnológica explicita assim o seu compromisso a cinco anos com o trabalho do European University Institute, do European Digital Media Observatory e da Fundação Calouste Gulbenkian. Estes meios irão financiar organizações que procuram enfrentar desafios-chave:
- Ajudar adultos e jovens a reforçar as competências em literacia digital
- Apoiar e escalar o trabalho crítico dos verificadores de factos (fact-checkers)
- Reforçar as competências, a investigação e os recursos para ajudar ao combate à desinformação
Com este compromisso e doação de fundos, a Google torna-se na primeira contribuinte para o ‘Fundo Europeu para os Media e Informação’, lançando o apelo para que mais empresas e entidades lhe sigam o exemplo.
Sublinhamos ainda que n próximas semanas, o Fundo estará aberto a propostas de académicos, organizações sem fins lucrativos e publishers com sede na União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Serão comités independentes formados por especialistas do setor irão selecionar as ideias vencedoras (a Google não estará envolvida em qualquer processo de tomada de decisão).
A Google justifica este investimento com o seu compromisso com a informação e veracidade da mesma. Há uma forte tónica colocada em temáticas como a pandemia COVID-19, vacinas e a luta contra a desinformação no período que antecede eventos importantes, como as eleições.
O portal online do "European Media and Information Fund" já se encontra aberto com mais informações relevantes.
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