Google anuncia grandes novidades para os jogos no Android 12

Rui Bacelar
Comentar

A Google acaba de anunciar o seu novo Android Game Development Kit. É um conjunto de ferramentas que permitirá aos programadores tirar partido de funções avançadas, simplificar o processo de trabalho e unificar os seus esforços numa plataforma.

A par deste lançamento, a Google fez saber que o seu Android 12, versão ainda a ser trabalhada, abrirá novos horizontes para quem joga no smartphone ou tablet. Segundo a tecnológica, poderemos até começar a jogar enquanto fazemos o download do jogo.

São várias novidades da Google para programadores e jogadores

Google

Poderás começar a jogar enquanto terminas o download do jogo através da Google Play Store. Este é desde logo um dos trunfos para os jogadores com o próximo Android 12, versão que deverá ser disponibilizada oficialmente no próximo mês de agosto.

Será uma benesse para os mais impaciente, ou para os jogos de maiores dimensões. Assim, mesmo enquanto o download está em curso, já poderemos jogar um determinado título. Acima vemos um exemplo disso mesmo, sendo descarregado da Play Store.

Ainda de acordo com a Google, a diferença será bastante significativa. Para a tecnológica, será possível duplicar a rapidez com que começamos a tirar proveito de um jogo. Na prática, o tempo de espera até podermos abrir a aplicação diminuirá para metade.

Os programadores poderão tirar partido da Play Asset Delivery no Android 12

Será uma novidade particularmente útil quando instalamos pela primeira vez jogos grandes, ou com bastantes anexos. Esta novidade chega aquando do Android 12 no próximo mês de agosto, estando coroada como uma das maiores alterações para jogos.

No entanto, para que um jogo possa ser carregado e desfrutado de forma expedita o programador terá que usar o sistema Play Asset Delivery. É esta a plataforma que permitirá lançar e correr um jogo mesmo enquanto fazemos o download do mesmo.

Adicionalmente, esta plataforma pretende reduzir a fragmentação ao agregar várias bibliotecas de recursos e ferramentas. Isto é, pretende dar aos programadores de jogos um novo local de trabalho, capaz de proporcionar-lhe tudo o que necessita.

As novidades para gaming chegam em agosto com o Android 12

É também nesta AGDK que os programadores podem encontrar ferramentas que lhes permitirão acompanhar e monitorizar o desempenho dos seus jogos. Mais ainda, também terão forma de ver o impacto das suas criações no CPU (processador) e GPU (gráfica) dos smartphones, tablets e demais dispositivos móveis em que o jogo esteja a ser executado.

Por fim, terão ainda a possibilidade de usar a Android Performance Tuner que lhes permite, por exemplo, ajustar alguns parâmetros que afetam o desempenho dos seus jogos.

Os detalhes da nova plataforma da Google foram apresentados no blog da gigante das pesquisas. Aí os interessados podem encontrar mais detalhes, bem como a lista completa de recursos presentes neste novo local.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.