A Google anunciou que vai não só reformar o nome Chromecast, mas que também não irá fabricar mais nenhum tipo de dispositivo com as mesmas funções - os dongles Chromecast com Google TV, HD ou 4k, serão a última versão a ser lançada deste tipo de serviço.
A empresa já anunciou que irá continuar a vender os modelos existentes, no entanto, só o irá fazer enquanto houver stock disponível.
"Depois de 11 anos e mais de 100 milhões de dispositivos vendidos, vamos encerrar a produção do Chromecast, que agora apenas estará disponível enquanto tivermos stock disponível", disse a Google num blogpost.
Estes dispositivos estão a ser descontinuados no seguimento do anúncio de um novo dispositivo de streaming da Google, o Google TV Streamer.
Uma nova direção para os dispositivos de streaming da Google
Este serviço, o Google TV Streamer, foi oficialmente anunciado na segunda-feira, e estará disponível para venda a partir de 24 de setembro no Reino Unido, Estados Unidos da América e outras regiões ao longo do mundo. Com o preço na etiqueta a começar a 119€, este dispositivo revela-se consideravelmente mais caro do que um Chromecast, no entanto, também é capaz de muito mais.
As novas capacidades do Google TV Streamer incluem Matter Support e outras funcionalidades de Smart Home e, assim sendo, é evidente que a marca quer levar os seus dispositivos de transmissão de TV numa direção totalmente diferente.
O novo equipamento já está disponível para pré-encomenda (nos Estados Unidos, pelo menos) mas, se quiser adicionar a experiência Google TV ao seu sistema, é provável que ainda o consiga fazer de forma barata nos próximos meses - à medida que os retalhistas baixam o preço do stock de Chromecast que ainda possuem.
Claro que há quem prefira esperar pelo Google TV Streamer, até porque também terá conetividade Ethernet com fios e muitos outros pormenores. No entanto, se já tinha pensado em adquirir um Chromecast para adicionar ao seu setup da sala de estar, agora é a altura certa para o adquirir.