Google quer melhorar o Android TV com nova medida. Mas pouco valerá!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Google está prestes a implementar novas medidas para os dispositivos que correm o seu sistema Android TV. Com o intuito de melhorar consideravelmente a experiência dos utilizadores, irá implementar mínimos padronizados para a performance do hardware destes dispositivos.

Durante os últimos anos, o mercado das boxes Android TV tem crescido de forma incrível, surgindo uma quantidade incrível de ofertas para este segmento. No entanto, os planos da empresa poderão não conseguir alcançar exatamente os resultados esperados.

Vê ainda: Android TV: Smart TV da huawei chegará mais cedo do que se espera

Ainda que este mercado tenha crescido exponencialmente durante os últimos anos, grande parte dos dispositivos comercializados são "Boxes TV com Android" e não "boxes Android TV".

Mas qual é a diferença entre estes dois tipos de boxes?

Para os utilizadores menos informados que apenas procuram o gadget perfeito para tornar a sua vulgar televisão numa Smart TV, as diferenças podem passar completamente despercebidas. Especialmente porque muitas das vezes as fabricantes criam uma propositada confusão através da descrição dos produtos.

Uma box Android TV é um dispositivo multimédia que chega com o sistema operacional "Android TV". Sendo desenvolvido pela Google especialmente para ser utilizado nas televisões. Este sistema coloca à disposição do utilizador uma grande variedade de aplicações otimizadas para o consumo de multimédia nas televisões, assim como uma interface fácil e intuitiva de navegar. Além disso, concede também acesso à Google Play Store.

Por outro lado, temos as boxes TV com o sistema Android. Estas são as mais vulgares "caixinhas mágicas", que surgem na sua maioria com preços mais aliciantes. No entanto, as mais acessíveis acabam por apresentar também especificações mais baixas.

No caso destes produtos, não está presente o sistema Android TV, mas sim uma versão personalizada do normal Android. Numa forma quase padronizada, estas boxes Android chegam com o Kodi instalado de fábrica, sendo a aplicação mais procurada pelos utilizadores. Se não sabes o que é o Kodi, passa neste artigo onde explicamos de forma resumida o que é, e para que serve!

Qual o objetivo destas medidas? Será que terão um grande impacto no mercado?

O sistema operativo Android TV tem tido uma grande dificuldade em cativar a atenção dos developers. Ainda que a sua quota de mercado tenha aumentado consideravelmente durante 2018. Continua a ter dificuldade em aliciar os developers a desenvolverem aplicações dedicadas à Android TV.

Assim como foi referido pelo Android Headlines, com estas medidas, a Google pretende garantir uma performance homogénea entre todos os dispositivos que correm o seu sistema. Desta forma, acredita que a sua evolução será mais consistente, e que os developers passarão a ver o Android TV como uma plataforma mais interessante.

No entanto, no que respeita às populares boxes TV com Android, não serão afetadas por estas medidas. Visto que chegam apenas com versões personalizadas do tradicional Android, não irão precisar de cumprir com estas novas medidas. Assim sendo, é muito improvável que as novas implementações da Google venham a ter um grande efeito nestes dispositivos.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi lança versão ‘budget’ da sua Android TV Box com preço incrível

Android TV: Huawei também deverá entrar no negócio das SmartTV

Android TV: 7 Boxes Android baratas para comprares neste Natal

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.