Android Oreo 8.1 alertará utilizadores sobre desastres naturais

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google tem trabalhado seriamente no seu Sistema Operativo nos últimos anos. A atualização Android Oreo 8.1 confirma isso mesmo. A preocupação da empresa americana em confirmar que os utilizadores sabem sobres as informações mais relevantes a tempo e horas.

A nova atualização Android Oreo 8.1 dará aos utilizadores do Japão novas possibilidades. Visto que o Japão é constantemente devastado por tremores de terra e tsunamis, a Google implementou uma nova característica que dará uma notificação de imediato aos portadores de smartphones com a atualização Android Oreo 8.1.

Vê ainda: Qualcomm vs Samsung – Galaxy S9 apresentará dia 4 o seu novo Exynos

Mas esta atualização não trabalha sozinha, nem a Google adivinha quando é que um desastre natural está prestes a acontecer.

Android Oreo 8.1 tem possibilidades únicas no Japão

As maiores operadoras japonesas tem agora a possibilidade de mandar uma notificação imediata para os utilizadores com dispositivo Android indicando que algo está para acontecer em questão de segundos.

No gráfico abaixo da ETWS podemos ver que o sinal sai da estação metereológica e 4 segundos depois chega aos telefones com Android 8.1. Mais tarde, chega a próxima notificação com detalhes sobre o desastre e as devidas precauções a tomar.

Embora este sistema esteja apenas ativo no Japão, é uma questão de tempo até que outros países comecem a utilizar este tipo de possibilidade. Para além de desastres naturais as operadoras podem personalizar a notificação para ataques terrorista ou um ataque de mísseis.

Este tipo de notificação seria certamente crucial para os fogos que ocorreram em Portugal no ano passado. Se as pessoas soubessem que as estradas estariam totalmente em chamas mais à frente, teria-se evitado um desastre tão grande quanto o que aconteceu. Veremos até que ponto é que a Google pode aperfeiçoar o sistema.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 – Certificação FCC sugere lançamento antecipado?

ndroid devido à bateria

Huawei enfrentará o seu maior teste em fevereiro com os Huawei Mate 10

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.