Google ameaça as apps da Playstore que não facilitam os users apagarem conta

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google começou a destacar na PlayStore as aplicações que permitem aos utilizadores apagar diretamente as contas criadas e os respetivos dados dentro dessas aplicações, de forma a evitar que tenham de reinstalar uma App sempre que pretendam remover as suas contas e todo o seu histórico de informação.

Esta política de exclusão de dados terá de ser adotada por todos os developers até 31 de maio de 2024, data a partir da qual a Google admite aplicar “medidas adicionais” para que cumpram com estas novas regras. No limite, estas medidas poderão resultar na remoção das Apps da Google Play Store.

PlayStore começou a mostrar 'badge' para identificar apps fáceis de apagar conta

Imagem ilustrativa da Playstore

De acordo com o site Android Authority, a Play Store já está a mostrar ‘badges’ com a indicação ‘Account deletion available’ em cada App. No entanto, para já o 4Gnews apenas encontrou a normal indicação escrita ‘Eliminação da conta disponível’, posicionado no separador sobre segurança dos dados de cada App.

Desde dezembro de 2023 que a Google está a insistir com os developers para incluírem nas suas Apps informação clara sobre a forma de os utilizadores poderem apagar as suas contas, bem como a informação gerada a partir da utilização dessas Apps.

À exceção dos dados retidos por questões regulamentares e de compliance, a ideia é que os utilizadores possam entrar diretamente em contacto com os developers de forma a apagarem as suas contas e a respetiva informação, sem necessidade de terem de reinstalar uma determinada App para o conseguir.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.