O browser mais popular do mundo ganha agora novas funcionalidades únicas que o tornam mais útil e, em simultâneo, mais integrado no ecossistema Apple. Com efeito, temos (pelo menos) cinco novas funções no Google Chrome para iOS, bem como uma maior integração com o iPhone.
Importa frisar que a Apple continua a ter mão firme no seu navegador, o Safari, e não permite que outras fabricantes introduzam alterações de maior face ao que a gigante de Cupertino considera ser seguro, responsável e acertado. Ainda assim, a Google desenvolveu novas funções para a versão iOS do seu Chrome e importa ficar a conhecer estas novidades para iOS.
A Google fomentou a integração do Chrome com o iOS
O temática central das novas atualizações para o Chrome é a sua integração e personalização no ecossistema Apple. Assim, seja no iPhone ou iPad, com o Chrome temos novas opções de armazenamento seguro das palavras-passe e credenciais.
Temos também novas opções de armazenamento das informações de pagamentos, cartões de crédito e detalhes de expedição de encomendas.
Isto significa que mais formulários podem ser automaticamente preenchidos no Google Chrome para iOS. Desse modo, teremos um navegador mais ágil nas compras online, sobretudo nas lojas de confiança.
Para além disso, temos também um acesso mais rápido aos marcadores que, passam agora a estar sincronizados entre os vários dispositivos.
Em suma, temos uma maior concordância e sincronização entre os vários dispositivos em que o Chrome está disponível. Seja no computador (Windows ou Mac), no telefone, no tablet, etc.
1. Maior proteção contra malware e ameaças de phishing
O modo de navegação segura está reforçado e tem mais mecanismos de defesa ativa ao navegar na Web com o Google Chrome no iPhone e / ou iPad. Em particular, o modo de navegação segura para iOS e iPadOS tem mais mecanismos de proteção contra as ameaças de malware e de phishing.
Ainda de acordo com a Google, o Chrome protege mais eficazmente as credenciais armazenadas no browser, bem como outras informações sensíveis do utilizador. Por fim, caso tenham sido comprometidas, o navegador aconselhará o utilizador a mudar as palavras-passe em questão.
2. Preenchimento automático das passwords em qualquer app iOS
Esta premissa de simples compreensão alarga o funcionamento do gestor de passwords da Google a qualquer aplicação. Assim, se guardarmos uma credencial no computador, poderemos usar a mesma, de forma ágil, no telemóvel ou tablet.
Sempre que o Google Chrome detetar um formulário ou campo de preenchimento, este pode sugerir as credenciais para rapidamente preencher estes detalhes. Agora, também no iOS para Apple iPhone.
3. Retomar as pesquisas Web com o Google Chrome para iPhone
Ao abrir o Google Chrome poderemos retomar uma pesquisa ou navegação Web onde a deixamos. De acordo com a tecnológica norte-americana, teremos um novo ecrã de boas-vindas e de retorno ao Chrome para iOS com opções realmente úteis.
O utilizador de iPhone poderá, por exemplo, continuar o trabalho / pesquisa onde a deixou, ou então tirar partido do Google Discover e encontrar novas páginas e conteúdos do seu interesse. Algo que também chegará, em breve, ao Android.
4. Tradução rápida de páginas Web para o idioma nativo
O Google Chrome para iOS também detetará, automaticamente, qual o idioma definido no smartphone. Em seguida, com base nos algoritmos da Google, poderá traduzir rapidamente um website para que o utilizador não tenha que o fazer manualmente.
Esta identificação automática do idioma apresentado pode ser controlada pelo utilizador através do Chrome para iOS nas respetivas definições. É, aqui, um reforço da acessibilidade e versatilidade desta app para iOS.
5. Ações rápidas no Chrome para maior produtividade em iOS
Comandos rápidos para determinadas tarefas também estão agora disponíveis no Chrome para iOS. Assim, podemos, a partir da barra de endereços, escrever o que pretendemos fazer e o Chrome apresentará os atalhos para tal ensejo.
Por exemplo, ao escrever "apagar histórico" na barra de endereços / pesquisa, veremos o atalho respetivo para apagar o histórico. Poderemos também abrir um novo separador incógnito, ou tornar o Chrome o navegador predefinido (aqui a Google não resistiu).
Há, contudo, mais comandos a chegar ao Chrome para iOS num futuro próximo, mas de momento termos já esses três disponíveis.
Em suma, temos cinco novas funções e uma maior integração a chegar gradualmente à app do Google Chrome para iOS. Tudo o que terão a fazer é atualizar esta app no respetivo iPhone e iPad para usufruir das novidades Google.
Editores 4gnews recomendam: