As promoções nesta temporada de compras online, a preparar o Natal, já estão disponíveis em qualquer loja. Ora, embora esta época possa ser entusiasmante para os consumidores este é também a temporada para cibercriminosos visarem consumidores menos atentos.
Por isso, é ainda mais importante os consumidores protegerem as suas informações pessoais e de pagamento no momento em que fazem compras nas lojas ou online. Uma realidade que não passa despercebida à gigante das pesquisas,a Google.
A pensar nisso, damos a conhecer 4 dicas da Google para fazer compras com confiança, a saber:
1. Guardar bem o cartão de crédito
Ao fazer compras online, ou em loja física, usem a Carteira da Google (Google Wallet) no dispositivo Android ou com WearOS e com um toque pague as suas compras.
Assim, quando se usa a Carteira da Google, as transações são usadas com um número de um cartão alternativo (um token). Este elemento é específico do dispositivo e está associado a um código de segurança dinâmico que muda em cada transação.
Isto protege as informações do cartão e diminui a probabilidade de perda ou roubo do cartão.
Porém, no caso o telefone seja roubado ou perdido basta usar a funcionalidade “Find My Phone”. Isto para bloquear instantaneamente o dispositivo a partir de qualquer local, protegê-lo com uma nova palavra-passe ou até apagar a informação no telefone.
2. Procurar pelo símbolo do cadeado ao fazer compras online
Em segundo lugar, para garantir que o utilizador está a navegar em websites de forma segura enquanto faz compras nesta época de compras tenham atenção ao símbolo do cadeado.
Em especial quando se usa um Wi-Fi público ou gratuito. Aqui basta usar o Chrome e verificar que na barra de endereço do URL há um ícone cinza com um cadeado o que indica que se trata de uma ligação segura.
O utilizador deve certificar-se de que os websites que visita utilizam o protocolo HTTPS. Símbolo que indica que o navegador de internet ou a aplicação estão ligados de forma segura ao website que visita.
A Google simplifica o processo de verificação de segurança de um website com a Navegação Segura que protege mais de 5 mil milhões de dispositivos. Fá-lo com avisos aos utilizadores sempre que tentam aceder a um website perigoso ou descarregar arquivos perigosos.
3. Filtrar ou eliminar o phishing com o Gmail da Google
Em terceiro lugar, durante esta época de compras é sempre importante um olhar mais atento a potenciais emails de phishing relacionados com shopping.
Os utilizadores do Gmail têm uma proteção avançada já que bloqueia diariamente mais de 100 milhões de tentativas de phishing e evita que 99,9% de spam. Protege também contra malware e de links perigosos cheguem à caixa de entrada dos utilizadores.
Ao detetar um e-mail suspeito, o Gmail irá sinalizá-lo ao utilizador e, mesmo antes de abrir um anexo de email suspeito, se estiver a usar o Google Chrome ou o Google Drive. Aí a Google irá analisar automaticamente os documentos à procura de vírus e garantir que não se trata de uma campanha de phishing.
4. Proteger todas as palavras-passe
Por fim, sempre que um utilizador compra em tantos websites diferentes (em muitos deles pela primeira vez) irá acabar por criar muitas contas novas com várias palavras-passe diferentes.
Ora, uma das regras básicas de segurança é não repetir palavras-passe.
Para tornar as coisas mais fáceis, aproveitem este momento para fazer uma verificação de segurança. Isto antes de iniciar a jornada de compras, e garantir que todas as suas definições de segurança e palavras-passe estão em condições.
Esta ferramenta simples irá reforçar muito a segurança das contas Google permitindo ao utilizador uma viagem passo a passo e simples para personalizar os seus controlos de segurança e em função das suas preferências.
Estas etapas incluem tirar partido de funcionalidades como:
- O Gestor de Palavras Passe da Google irá guardar as palavras passe do utilizador, utilizá-las automaticamente em websites para autenticação. Pode também criar palavras passe fortes e garantir que não são inseridas em websites maliciosos e alertar o utilizador sempre que uma das suas palavras passe estiver comprometida.
- Verificação em duas etapas (2SV) requer uma segunda forma de verificação para acesso à conta além da palavra passe do utilizador. Por isso, se alguém tentar aceder à conta do utilizador terá sempre muito maior dificuldade pois será necessária uma segunda forma de verificação.
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