Google apanhou mais de 1 milhão de apps inseguras

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google tem vindo a implementar cada vez mais medidas de segurança para a Play Store. O Google Play Protect, por exemplo, analisa todas as aplicações antes de as instalares.

Nesse sentido, a mesma confirmou que conseguiu identificar mais de 1 milhão de apps que não cumpriam os parâmetros de segurança. Isto na sequência de um novo programa de melhoria de segurança.

Portanto se és um programador e queres disponibilizar a tua app na Play Store, tens de submetê-la a aprovação primeiro. Contudo os novos parâmetros do programa são mais rígidos.

A Google está a trabalhar para melhorar a segurança e reputação da Play Store

Nesse sentido, o velho argumento de que a Play Store está recheada de aplicações nocivas já não é assim tão verdade. A Google tem feito um trabalho excelente a filtrar as apps disponibilizadas aos consumidores.

Assim sendo, a empresa de Mountain View não tem má índole com este programa de segurança. A verdade é que a Google afirma que este programa já ajudou milhares de programadores a melhorar outros milhares de apps desenvolvidas em 2018.

A verdade é que o chamado Application Security Improvement Program foi lançado há 5 anos, trabalhando nos bastidores. Provavelmente a Google achou uma boa altura "gabar-se" deste programa, com toda a conversa sobre segurança e privacidade ultimamente.

Essencialmente esta iniciativa funciona como um exame médico, diz a Google. A aplicação passa pelos testes normais e se estiver tudo bem, passa para o processo de publicação. Caso haja algum problema, é dado um diagnóstico e os passos necessários para que a app esteja "saudável".

Nesse sentido, o ASIP cobre várias questões de segurança como vulnerabilidades ou certificados inadequados. É uma ferramenta em constante evolução mas o rumo que a Google está a tomar em relação a segurança é certamente o mais adequado.

A verdade é que cada vez mais as falhas de segurança são exploradas ao pormenor para cometer crimes virtuais ou simplesmente roubar dados de utilizador. Uma app fraudulenta é a forma mais fácil de um criminoso agir.

Editores 4gnews recomendam:

Nova funcionalidade para o teu smartphone Android está a chegar!

LG X4 ganha versão 2019 mas ainda com Android Oreo

Xiaomi Redmi Note 7 encontrou um concorrente à altura com o Realme 3

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.