Em cerca de quatro meses a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Microsoft realizaram 1.300 sessões de sensibilização e esclarecimento gratuitas sobre cibersegurança, no âmbito do programa conjunto de Literacia Digital.
De acordo com um comunicado das duas entidades, as sessões gratuitas decorreram em 4.251 escolas de todo o país. Aveiro foi a região que registou o maior número de participantes - mais de 5.900 -, seguida por Lisboa (5.500), Porto (4.545) e Braga (4.502 pessoas).
Cerca de 50 mil pessoas foram abrangidas por esta campanha, das quais 48 mil crianças e adolescentes, a frequentar o 1º, 2º e 3º ciclos e o ensino secundário de escolaridade. Também professores, encarregados de educação e a comunidade sénior puderam participar nas ações, que contaram com 144 voluntários da Microsoft e cerca de 400 militares da GNR.
O objetivo desta campanha visou o reforço da segurança na utilização da Internet, bem como a sensibilização de utilizadores de todas as idades para alguns dos temas mais pertinentes da atualidade: cidadania digital, Inteligência Artificial, desinformação e fake news, cyberbullying, furto de identidade, privacidade e a dependência da Internet.
O comunicado destaca a parceria entre a GNR e a Microsoft Portugal para promover uma Internet mais Segura em Portugal, aproveitando o Dia Mundial da Criança, assinalado a 31 de maio, para deixar alguns alertas, com base nas conclusões do estudo anual da Microsoft “Online Safety Survey 2024”.
Este estudo indica um aumento de 3% na desconfiança na utilização da Internet, que se situa nos 45%. Segundo o mesmo estudo, pais e tutores consideram a incapacidade de limitar o tempo online das crianças e dos adolescentes continua a ser um dos principais desafios associados à utilização da Internet.