Gmail para Android introduz função mais pedida na app da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O serviço de correio eletrónico da Google é um dos mais populares do mundo, estando presente nos dispositivos Android através da aplicação Gmail. É, com efeito, um dos seus recursos mais apreciados e fica agora ainda melhor com a última atualização da app.

Ainda que a versão da app para Android seja normalmente uma das últimas a receber as novidades - comparativamente com a versão para computador (desktop), temos agora um rol de novidades a chegar muito em breve a esta aplicação da Google.

Google implementará funções mais pedidas na app Gmail para Android

Apesar de até ao momento não ser possível definir, nem alterar, os filtros de pesquisa no correio recebido na app Gmail para Android, em breve teremos algumas melhorias. As novidades foram partilhadas pela própria empresa, através do seu blog, onde também deram conta das funções mais pedidas pelos utilizadores da app.

Muito em breve teremos "chavões" de pesquisa. Isto é, pequenos tópicos que poderemos usar - na app Android - para encontrar um determinado correio recebido. Ainda que não sejam filtros de pesquisa propriamente ditos, nem caixas de entrada personalizadas, é efetivamente uma pequena melhoria para esta app.

Segundo a própria Google, a nova mecânica é apelidada de "Chips", pequenas tags ou etiquetas de texto para pesquisa. Ao selecionar estas novas tags ou categorias, será feita uma triagem dos e-mails recebidos que obedeçam aos critérios definidos.

Função similar à presente na versão desktop do Gmail

Acima vemos um exemplo dos filtros já disponíveis na versão desktop do Gmail. São, com efeito, diferentes critérios que o utilizador pode selecionar para refinar uma pesquisa. Note-se ainda que esta função foi introduzida na versão desktop em fevereiro de 2020.

Só agora, contudo, é que a app Android do Gmail recebe um critério similar. Importa notar que não são exatamente os mesmos filtros, se é que tal definição pode ser usada para esta novidade da app. Não obstante, virá facilitar o processo de pesquisa.

Fica assim mais fácil pesquisar um determinado tema no Gmail para Android

O seu funcionamento será simples. Para pesquisar um determinado email na app para Android basta escrever uma palavra definindo o termo de pesquisa. Em seguida, a aplicação iluminará os e-mails em cujo corpo de texto existam termos correspondentes.

Mais ainda, tal como refere o utilizador John Awad no seu perfil de Twitter, as novidades já estão em distribuição. Note-se, contudo, que estas novidades são distribuídas de forma gradual e faseada, pelo que poderão demorar a chegar a todos os utilizadores.

Recomendamos, por fim, os utilizadores a verificarem a disponibilidade de atualizações para a app Gmail. Podem fazê-lo através da Google Play Store, e / ou ativando as atualizações automáticas nesta loja oficial de conteúdos para Android.

Alternativamente podem descarregar a última versão oficial da app Gmail para Android. O download é gratuito e seguro através da plataforma APK Mirror, caso não queiram esperar pela sua distribuição global.

Em síntese, temos agora novas funções de pesquisa que acrescentam funções úteis à aplicação para Android. Ao mesmo tempo, também a deixam mais próxima da versão Web (para computadores) do serviço de correio eletrónico da Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • Honor está na mira dos EUA e pode sofrer mesmo destino da Huawei
  • Xiaomi Mi 10T e Mi 10T Pro recebem versão global da MIUI 12.5 Enhanced Edition
  • Beelink GTR7 é o mini PC a comprar com bom preço e processador AMD Ryzen 7
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.