O serviço de correio eletrónico da Google, o Gmail é uma das suas maiores mais-valias ao entregar um dos melhores serviços de email grátis disponíveis. O mesmo se aplica às suas aplicações para iOS (iPhone), bem como a aplicação do serviço para Android.
Atentando nesta última, a mais recente atualização de software para a app Android do Gmail traz-nos finalmente os temas dinâmicos para o ícone da aplicação e respetivas notificações. É a cristalização da maior novidade do Android 12, os Temas Dinâmicos e de toda a filosofia de design Material You introduzida em 2021.
Gmail da Google está ainda mais personalizável na app Android
Os temas dinâmicos permitem que diversos elementos da interface assumam as cores principais - tons dominantes - do papel de parede ou tema predefinido pelo utilizador. Assim sendo, botões, ícones e outros elementos da interface gráfica, vulgo UI, podem ser "pintados" à cor do demais smartphone ou dispositivo móvel e respetivo papel de parede.
Há, na prática, uma maior integração entre o aspeto geral da aplicação e do tema definidos pelo utilizador. Ou seja, uma concordância visual que torna a sua utilização mais agradável e envolvente.
As novidades foram detetadas pela publicação AndroidPolice na versão da app para Android com a compilação (2023.05.28.54044.3362). Gradualmente, estão agora a chegar aos utilizadores por todo o mundo.
Tema Dinâmico já disponível na app Gmail
O facto de a própria aplicação da Google, neste caso no Gmail, implementar as capacidades dos temas dinâmicos é expectável e plausível. Ora, não fosse a própria responsável pelo desenvolvimento do sistema operativo e das aplicações em questão.
Isto dito, da próxima vez que receberem uma notificação do Gmail, um email recebido por exemplo, no vosso Android, os elementos visuais no cartão da app já estarão em sintonia com o tema predominante do dispositivo móvel. Algo que podemos observar na captura de ecrã acima.
Em suma, temos aqui um bom reforço da personalização e desenvolvimento da própria app do Gmail, integrando-se profundamente com o sistema operativo e, neste caso, com o seu aspeto visual.
Por fim, importa frisar que esta atualização está atualmente em distribuição via Google Play Store.
Editores 4gnews recomendam: