Gmail fica ainda mais simples com novas funções de Inteligência Artificial

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Durante a edição deste ano da Google I/O, a empresa dedicou um dia para falar apenas de Inteligência Artificial. Nessa apresentação, ela anunciou que iria trazer para o Gmail e outros serviços a mais recente versão do Gemini para ajudar os utilizadores.

Agora, tal como a Google deu a conhecer no seu blog, iniciou-se o processo de disponibilização do Gemini para os seus serviços. Seja no Gmail, Docs, Sheets ou Slides, a Inteligência Artificial da Google estará lá para simplificar as tuas tarefas.

Gemini vai ser o teu auxiliar para descomplicar a tua caixa de email

Doravante, os utilizadores encontrarão uma barra lateral onde poderão interagir com a IA da Google. Estas funcionalidades serão suportadas pelo Gemini 1.5 Pro e vão aprimorar a experiência de utilização de todos os serviços da empresa.

No Gmail, o Gemini irá fazer coisas como resumir emails, elaborar emails e até apresentar sugestões de respostas. Opções que serão de grande utilidade, sobretudo quando recebes email grandes e queres apenas saber o que é mais importante.

Para os utilizadores do Docs, esta IA irá ajudar-te a escrever ou a melhorar os teus textos, sumarizar informações ou criar conteúdo com base noutros ficheiros. Poderás usar ainda o Gemini para debater ideias para os teus projetos.

No caso do Slides, terás opções para criar novos diapositivos, gerar imagens ou resumir apresentações. Já para quem usa frequentemente o Sheets, esta IA ajudar-te-á a organizar informações, gerar gráficos, fórmulas e muito mais.

Para aceder ao Gemini nestas aplicações, encontrarás um novo botão com o símbolo do Gemini no canto superior direito do ecrã. Este irá posicionar-se ao lado da tua fotografia de perfil.

Importa sublinhar que estas funções do Gemini estão, por enquanto, disponíveis apenas para utilizadores Workspace. Além disso, tens de ser subscritor de uma das modalidades pagas do Gemini para usufruir destas novidades.

Ainda não sabemos quando é que a Google irá disponibilizar estas funções também para os utilizadores gratuitos dos seus serviços. Esperamos que isso possa acontecer em breve.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.