Gmail para Android vai em breve deixar-te agendar emails

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação do Gmail para Android acabou de receber uma nova atualização que nos traz várias novidades sobre funcionalidades que irão ser implementadas em breve. A nova atualização propriamente dita, parece não implementar nenhuma funcionalidade de destaque, trazendo apenas correção de vários bugs e melhorias de performance.

Por outro lado, as pistas sobre novas funcionalidades são bem interessantes. Muito provavelmente na próxima atualização do Gmail para Android, os utilizadores vão poder agendar emails para serem enviados em datas futuras. Esta é uma funcionalidade que se irá revelar muito útil para quem utiliza esta aplicação para trabalho.

Esta não é a primeira vez que ouvimos falar na implementação desta funcionalidade. Assim como relembrou a equipa do 9to5Google, já tinha sido avistadas várias linhas de código sobre esta característica na anterior versão do Gmail. Agora, as novas adições ao código da aplicação descrevem muito melhor em que irá consistir a funcionalidade.

Gmail para Android vai muito em breve tornar-se ainda mais versátil com novas funcionalidades

Quando os utilizadores estiverem a escrever um novo email, irão ter à disposição a opção para agendar o seu envio. De acordo com as informações 'escondidas' na APK da nova atualização, sabemos que o agendamento terá de ser pelo menos dentro de 2 minutos, e nunca mais de 50 anos no futuro.

Além disso, após agendares um email, vais poder também cancelar o seu envio. Caso seja cancelado o seu envio, o email agendado vai ser automaticamente convertido num rascunho. Quando utilizas esta funcionalidade, a 'ordem' é enviada para a cloud. Por isso, mesmo que o teu smartphone esteja desligado ou sem acesso à internet, o email será enviado sem qualquer problema.

Mas esta não será a única novidade a chegar em breve ao Gmail. Utilizadores empresariais terão à disposição novas ferramentas de segurança. Mais concretamente, empresas conseguirão bloquear a utilização da aplicação caso o utilizador não tenha um método de segurança ativo no seu smartphone.

Por fim, foi também encontrada uma linha de código que faz referência aos 15 anos do Gmail. Será no próximo dia 1 de abril que a aplicação da Google celebra os 15 anos de existência. Por isso, é possível que vejamos chegar estas novidades no início do próximo mês.

Editores 4gnews recomendam:

  • Twitter começa a testar nova funcionalidade para facilitar conversações
  • Google Gboard para iOS recebe finalmente funcionalidade muito popular no Android
  • Alemanha junta-se ao coro de alarmismo relativo às redes 5G da Huawei

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.