Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Gemini recebe funcionalidade incrível para detectar conteúdos gerados por IA

Quando estiveres com dúvidas se um determinado conteúdo foi, ou não, gerado por Inteligência Artificial, o Gemini estará lá para te ajudar.

Gemini

Numa era em que a Inteligência Artificial está cada vez mais presente no nosso quotidiano, por vezes pode ser complicado distinguir o que é real e o que não é. Para acabar com esse dilema, o Gemini acaba de receber uma funcionalidade de grande utilidade.

Falamos do recurso SynthID Detector que ajudará o modelo de IA da Google a detetar quanto um conteúdo é verdadeiro ou não. Esta é uma plataforma de verificação rápida e eficiente para identificar conteúdos gerados por modelos de IA.

Como esta novidade vem integrada diretamente no Gemini, bastará pegar numa imagem, por exemplo, e perguntar diretamente à IA da Google se aquilo tem influência da Inteligência Artificial. Após uma análise rápida, o Gemini dir-te-á se estás perante algo verdadeiro ou não.

Tecnologia não é nova, mas agora chega a todos

Este incrível recurso do Gemini não é totalmente nova, já que ele é baseado na tecnologia SynthID que já existe há alguns anos. No entanto, ela estava limitada a um grupo restrito de utilizadores.

Esta tecnologia é usada pela Google para detetar marcas de água invisíveis em conteúdos gerados por Inteligência Artificial. Ela pode ser usada em fotografias, vídeos, áudio e até em texto.

Com a integração do SynthID Detector no Gemini, a Google coloca ao dispor de todos os utilizadores esta cada vez mais útil tecnologia. Na prática, ela vai analisar as possíveis marcas de água invisíveis presentes no conteúdo que coloques para análise para tentar perceber a sua origem.

Mesmo assim a sua análise não será infalível

A parte menos positiva desta tecnologia é que ela só consegue detetar conteúdos gerados por IA que usem o SynthID. Ou seja, conteúdo gerado por empresas que não usem esta tecnologia não será detetado pelo Gemini.

Para colmatar esta desvantagem, a Google está a encetar conversas com os seus parceiros para a adoção desta tecnologia. Isso significa que a fiabilidade do SynthID Detector pode ser mais reduzida no início, mas é provável que cresça nos próximos tempos.

Promoção do dia

Google Pixel 10
Google Pixel 10Câmara tripla avançada, bateria de 24h, ecrã 6,3", Gemini iintegrado
Oferta por tempo limitado
649,00 €Amazon
899,00 €-28%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.