Vírus da Varíola, gás Sarin e explosivos caseiros
Recentemente, a Google apresentou o seu novo modelo IA Gemini 3. No momento desta apresentação, a empresa falou em “elevação do raciocínio” e que as “capacidades de programação iam atingir um novo patamar”.
Agora as notícias que chegam através jornal sul-coreano Maeil Business Newspaper apontam para uma falha de segurança grave no Gemini 3 da Google. Tudo porque, em apenas 5 minutos, um grupo de investigadores também sul-coreanos da empresa Aim Intelligence conseguiram desbloquear o código de segurança do modelo IA multimodal.
Mas pior do que violar este código, foi o grupo de investigadores ter conseguido que o Gemini 3 gerasse métodos para criar o vírus da Varíola (doença mortal erradicada através de vacinação), fórmulas para explosivos caseiros e ainda dados sobre fabrico de gás Sarin.
Depois de apresentar planos viáveis, Gemini pede desculpa
De acordo com a equipa da Aim Intelligence responsável por este teste de segurança, os planos apresentados pelo Gemini 3 para a criação do vírus da Varíola eram perfeitamente viáveis e exequíveis.
Como prova final, esta equipa de investigadores pediu ao Gemini 3 para gerar uma apresentação que fizesse uma sátira desta falha de segurança. O Gemini 3 concretizou o pedido solicitado, pedindo “desculpas pela estupidez”.
Nas informações divulgadas, não fica esclarecido se a equipa da empresa Aim Intelligence alertou a Google para o sucedido. Da mesma forma, também não se sabe se a gigante tecnológica está a trabalhar no reforço da segurança do Gemini 3 para o tornar menos vulnerável a este tipo de situações.