Gemini 2.0 pode chegar mais cedo do que esperado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

OpenAI e Google estão a aquecer a área de Inteligência Artificial e novos rumores sugerem que tudo pode ficar ainda mais ao rubro.

Ao que tudo indica, a Google pode estar já a preparar, discretamente, o lançamento do Gemini 2.0. E mais: parece que a Google vai conseguir superar em desempenho o o1 da OpenAI.

publicação sobre Gemini 2.0 na rede social X
Crédito@Haider/X

Tal como podemos ver no tweet acima mostrado, a Google pode estar já a preparar o lançamento do novo Gemini 2.0. A confirmar-se a informação, a gigante de pesquisa terá solucionado os problemas relacionados com desempenho que registou em testes anteriores à sua tecnologia IA.

Alguns analistas de mercado sugerem que a Google está apenas à espera de ver quando é que a OpenAI vai lançar o seu o1 para fazer exatamente o mesmo.

Até porque a gigante de pesquisa já utilizou anteriormente esta estratégia. Recorde-se que a Google anunciou o Gemini 1.5 Pro um dia depois de a OpenAI lançar o GPT-4.

Conseguirá a Google superar a OpenAI?

Além da corrida para ver quem lança o quê e quando, as duas empresas estão também a travar uma batalha acérrima para ganhar a coroa de melhor desempenho nos modelos de grande linguagem.

Ora o Gemini 1.5 Pro da Google já conta com uma janela de contexto de um milhão de tokens, o que lhe permite lidar e processar uma quantidade gigante de informação.

Alguns rumores avançaram já que o o1 da OpenAI vai ainda mais longe. Mas parece que a Google vai também ganhar esta batalha. Tudo porque outros rumores apontam para que a conhecida gigante de pesquisa tenha já superado o o1 da OpenAI em testes realizados secretamente.

Não há ainda datas oficiais para a apresentação das novidades da Google e OpenAI no campo da Inteligência Artificial, mas os próximos tempos prometem ser quentes nesta arena.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt