Gboard: o teclado Google vai receber estas 4 novidades

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O teclado Google é uma das apps mais utilizadas da gigante norte-americana, disponível tanto para Android como para iOS. Agora, está prestes a chegar a nova versão 10.2 com diversas melhorias estéticas e funcionais que agora damos a conhecer.

As novidades já estão disponíveis na versão de testes (Beta), para quem as quiser experimentar em primeira mão. São novos ajustes de personalização, editor de temas, novos ajustes e controlos para a ortografia, bem como mais opções na área de partilha.

1. Mais sugestões de palavras no preenchimento automático

Atualmente o teclado Google só apresente duas ou três sugestões de palavras para auto-preenchimento. No entanto, de acordo com a publicação 9to5Google, em breve este número deverá aumentar para agilizar a escrita através desta app para Android e iOS.

Por definição serão apresentaras três sugestões de palavras com base no que o utilizador está a escrever. Caso desejem mais, bastará carregar na seta (que aponta para cima), imediatamente à esquerda do ícone do microfone.

Ao tocar nessa opção serão apresentadas mais sugestões de palavras no Gboard. Vale ainda frisar que a própria interface (UI) do teclado Google facilitará a escolha das sugestões de palavras para que consigas escrever mais rápido.

2. Mais definições de ortografia e gramática no Gboard

O teclado Gboard na versão 10.2 receberá uma nova secção "Ortografia e Gramática", presente no menu Correção de Texto. Aí, o utilizador poderá ativar ou desativar as correções automáticas, bem como o destaque das palavras com erros, sublinhadas as vermelho para que não passem despercebidas ao digitar no Gboard.

A nova versão também facilitará o acesso à opção de procura de contactos, já existente, mas de difícil acesso ao estar presente nas definições da app. Trata-se de uma ferramenta que usa os nomes dos contactos na lista telefónica para ajudar a encontrar erros nos nomes escritos. A opção passa a figurar no menu de Correção de Texto, imediatamente abaixo do campo "Verificação ortográfica".

Em síntese, temos a nova Revisão Ortográfica, a opção "Procurar nomes dos Contactos, bem como mais ajustes para o corretor ortográfico da aplicação Google.

3. Capturas de ecrã na área de transferência do teclado Google

Assim que a versão 10.2 do teclado Google chegar aos utilizadores estes poderão partilhar capturas de ecrã com maior facilidade. A nova versão permite copiar e colar os screenshots no conteúdo com o teclado. Tudo através da Área de Partilha.

A implementação é bastante simples. Após concedermos a devida permissão (em Android) para o Gboard aceder às capturas de ecrã presentes na memória interna, podemos partilhar facilmente este conteúdo com os comandos visíveis acima, na imagem.

Isto permitirá partilhar as capturas de ecrã em todas as apps em que o teclado Google for usada. É um bónus de produtividade.

4. Editor de temas no teclado Google

A melhor novidade para o teclado Google é o editor de temas para a aplicação. A partir daqui, o utilizador poderá alterar vários aspetos dos temas predefinidos para dar cor e forma a esta app, destacando-se o tipo de letra Google Sans.

Adicionalmente é possível escolher o teclado com margens, ou sem margens bem definidas, tal como ilustra a imagem acima. Em cada uma das opções o utilizador terá controlo sobre o aspeto destas alterações aplicáveis a todos os temas do Gboard.

Podes testar já estas novidades do Gboard na versão Beta

Para testar em primeira mão as funções da versão Beta, basta aceder à respetiva página. Feita a inscrição no programa de testes, a aplicação receberá uma atualização que lhe entrega as novidades ainda em fase de teste.

Note-se que as versões beta podem conter alguns erros (bugs) ou instabilidade no uso da aplicação. De qualquer modo, é nesta versão que a Google disponibiliza os recursos experimentais para o teclado Gboard.

Por fim, as melhorias chegarão posteriormente à versão estável, disponível para todo e qualquer utilizador da Gboard.

Editores 4gnews recomendam:

  • Este é o Google Maps do futuro. Novidades que farão a diferença
  • WhatsApp apagará a tua conta nestes casos. Vê o que não deves fazer!
  • ANACOM expõe novamente a MEO, NOS e Vodafone em Portugal
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.