Galaxy XR: o primeiro vislumbre sobre a próxima aventura da Samsung

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung aproveitou o palco do evento Unpacked para nos dar o primeiro vislumbre do Galaxy XR, também conhecido por Projeto Moohan. O dispositivo de realidade estendida apareceu em imagens no grande ecrã, mas também estava exposto no recinto do evento, ainda que poucas (ou nenhumas revelações tenham sido feitas).

Especificações e recursos esperados no Samsung Galaxy XR

Headset Samsung galaxy XR em exposição
Crédito@PhoneArena

Já se sabia – e mais uma vez foi confirmado – que a Google e a Qualcomm estão a trabalhar em conjunto com a Samsung neste novo dispositivo de realidade estendida. Nesse sentido é esperado que o Galaxy XR seja alimentado pelo chip Snpadragon XR2+ Gen 2 da Qualcomm e que tenha o assistente Gemini AI da Google.

Tal significa que o equipamento vai chegar equipado com os recursos Circle to Search, tradução de texto em tempo real e também uma navegação otimizada no Google Chrome.

É igualmente esperado que o Galaxy XR inclua rastreamento ocular e reconhecimento de gestos e comandos de voz para executar ações. A ideia é que os utilizadores tenham um controlo perfeito das aplicações e todas as interações desejadas.

Não há ainda uma data prevista para o lançamento do dispositivo no mercado. Mas com toda a promoção que está já a ser feita, espera-se que tal aconteça ainda durante este ano.

Há também boas notícias para os eventuais interessados. Vários rumores apontam para que o Galaxy XR tenha um custo inferior ao rival Apple Vision Pro, situado na faixa dos 2.000 dólares. Numa conversão direta da moeda, estamos a falar de um valor de 1.920 €.

E ainda os óculos inteligentes

Samsung Galaxy XR
Crédito@PhoneArena

TM Roh, CEO da Samsung, no seu discurso fez também menção aos óculos inteligentes que a gigante sul-coreana está a desenvolver. O responsável máximo foi ainda mais longe e avançou que este é um equipamento para lançar “o mais rápido possível”.

Infelizmente, são poucos os pormenores conhecidos. Sabemos apenas que estão equipados com o processador Snapdragon AR1 Gen 1 da Qualcomm e que são alimentados pela plataforma Google Gemini para permitir entradas por voz e visão.

Mesmo com estas novidades, a estrela deste evento foi a série de smartphones Samsung Galaxy S25. Em Portugal, podes ter armazenamento grátis nesta fase de pré-venda dos terminais e o 4gnews mostra-te como.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt