
A Samsung está a preparar um reforço significativo na sua estratégia de inteligência artificial móvel com a introdução do Edge Fusion, um novo modelo de geração de imagens que deverá estrear na série Galaxy S26.
De acordo com um relatório do Sedaily, a tecnologia promete elevar o patamar da criação de conteúdos diretamente no smartphone, permitindo gerar imagens de alta qualidade de maneira ainda mais ágil a partir de simples comandos de texto.
Segundo fontes da indústria, o Edge Fusion será integrado no Exynos 2600, processador que equipará os próximos topos de gama da marca e que deverá ser apresentado durante o evento Galaxy Unpacked, agendado para o dia 25, em São Francisco.
O modelo foi desenvolvido em parceria entre a Samsung Electronics e a startup sul-coreana de IA Nota AI, como parte de um esforço conjunto para maximizar o desempenho de IA no dispositivo, sem depender tanto de processamento na nuvem. Ou seja, assim como outras ferramentas de IA da Samsung, o modelo Edge Fusion será executado diretamente no dispositivo.
Geração de imagens em menos de um segundo no Galaxy S26
O grande diferencial do Edge Fusion está na sua capacidade de criar imagens em menos de um segundo a partir de comandos de texto. Segundo o relatório, o sistema consegue gerar imagens com resolução de 512 x 512 píxeis quase instantaneamente, oferecendo uma experiência ainda mais rápida para o utilizador.
Esta abordagem coloca a geração de imagens diretamente no dispositivo, reduzindo latências e dispensando ligações constantes à internet.
A Samsung planeia aplicar o Edge Fusion pela primeira vez na sua linha principal Galaxy S, com o objetivo de reforçar o posicionamento da série Galaxy S26 como referência em funcionalidades avançadas de IA.
Outras novidades de IA que chegarão ao Galaxy S26
Além do Edge Fusion, a série Galaxy S26 deverá chegar acompanhada da One UI 8.5, uma atualização que promete reforçar ainda mais a aposta da Samsung em inteligência artificial, com destaque para a geração contínua de imagens no Galaxy AI, a Bixby mais natural e inteligente, novas integrações entre dispositivos, melhorias de segurança e painéis de bateria e desempenho redesenhados, além de vários ajustes focados em personalização e produtividade.
Segundo informações de bastidores, parte das ferramentas de IA que surgirão com esta versão da interface estarão diretamente ligadas às novidades que estreiam nos Galaxy S26. Para saber todos os detalhes, vale a pena consultar o nosso artigo completo sobre as novidades da One UI 8.5, que estreará oficialmente nos próximos topos de gama da Samsung.
