Galaxy S25 ou iPhone 16 Pro: qual será mais rápido?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a SamMobile, especialista em assuntos Samsung, é possível que o Galaxy S25 vá ser mais rápido do que o iPhone 16 Pro. Com base em alguns relatórios sobre o futuro telemóvel da marca sul-coreana, o Galaxy S25 poderá ter um processador e RAM mais rápidos do que o telemóvel da Apple.

Como indica o relatório da AjuNews, a Samsung e a SK Hynix encontram-se em fase de aceleramento da produção da "DRAM LPDDR6", de forma a conseguir alcançar o topo da indústria orientada por Inteligência Artificial (IA).

A DRAM LPDDR6 tem grande capacidade de armazenamento de dados

Posto isto, o que diferencia esta RAM em concreto? À luz do que avança a SamMobile, esta oferece muito maior capacidade para armazenar dados, o que resultaria num processamento mais rápido, também no que toca à execução de tarefas de IA por parte do dispositivo.

Recorde-se que o modelo anterior, o LPDDR5, existe há cerca de cinco anos, desde 2019. Sabe-se que, no que toca à largura de banda de dados, esta versão tem valores de 6,4 Gbps, enquanto a versão mais recente terá uma largura de 8,5 Gbps.

Com base na mesma fonte de informação, a memória LPDDR6 poderá ser utilizada em telemóveis que contenham o chipset Snapdragon 8 Gen 4. É de esperar que este vá estar incluído nos próximos lançamentos do GalaxyS25, Galaxy S25+ e Galaxy S25 Ultra.

Samsung Phone IA
Imagem Ilustrativa (via AI Copilot e Wikipedia)

Os núcleos de CPU do futuro Galaxy S25 deverão ser mais rápidos do que os da Apple

Entrando em pormenores mais técnicos, é conhecido que o Snapdragon 8 Gen 4 tem núcleos de CPU Oryon personalizados da Qualcomm, que foram desenvolvidos pela Nuvia. Sobre estes núcleos de CPU, é colocada a possibilidade de serem mais rápidos do que os do próximo chip da Apple, o A18 Pro.

Posto isto, ainda que a informação seja baseada em relatórios, pode-se começar a colocar a hipótese de que o Samsung Galaxy S25 será mais rápido do que o iPhone 16 Pro. De acordo com a SamMobile, esse é um cenário perfeitamente possível, com base na capacidade de RAM e processador deste futuro telemóvel da marca sul-coreana.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.