Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Galaxy S22 vão voltar à ribalta com IA? Samsung dá esperança aos utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Os recursos baseados em tecnologia IA da série Galaxy S24 estão a revelar-se um sucesso. A marca vai já incluir as funcionalidades nos modelos Galaxy S23, S23 FE, Galaxy Z Fold5, Galaxy Z Flip5 e Galaxy Tab S9 através da atualização One UI 6.1.

Vários rumores indicaram que a série Galaxy S22 ia ficar de fora desta atualização, mas agora a Samsung parece estar a avaliar a integração das funcionalidades IA nesta linha de smartphones e está a dar esperanças aos utilizadores.

TM Roh dá sinal de chegada de IA a dispositivos mais antigos

Os sinais da mudança de planos da Samsung não podiam vir de fonte mais concreta. De acordo com as informações divulgadas, TM Roh, presidente da área mobile da marca, terá informado os acionistas da empresa de que estão a ser ativamente exploradas formas de integrar os recursos IA em modelos Galaxy mais antigos.

Ainda que algumas funcionalidades IA dependam do processamentos em nuvem, outras são executadas localmente nos dispositivos. E esse parece ser o grande desafio a superar.

Mas há bons sinais no horizonte para a série Galaxy S22. Tudo porque o modelo Galaxy S23 FE vai receber a atualização One UI 6.1 que integra a tecnologia de Inteligência Artificial.

Ora este terminal tem exatamente o mesmo processador – Exynos 2200 – que todos os modelos da série Galaxy S22. Supõe-se então que o chip não seja um problema. No entanto, TM Roh não entrou em mais pormenores.

Ainda não é certo que esta série premium mais antiga da Samsung receba a tão aguardada atualização, sobretudo depois do responsável máximo da área mobile da Samsung ter salientado o “enorme esforço” que será concretizar esta ideia.

Mas há esperança no horizonte que esta série venha a integrar os tão desejáveis novos recursos Galaxy IA. Recordemos os principais atributos do Galaxy S22 Ultra, o flagship desta série mais antiga.

Samsung Galaxy S22 Ultra

Ecrã: Dynamic AMOLED de 6,8 polegadas

Resolução: 3088x1440 pixéis

Taxa de atualização: 120 Hz

Processador: Exynos 2200

RAM: 8 GB

Armazenamento interno: 128 GB

Câmara traseira: 108MP+12MP+10MP+10MP

Câmara frontal: 40 MP

Bateria: 5.000 mAh

Carregamento rápido: 45 watts

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt