Através do seu blog oficial, a Samsung apresentou parcialmente os seus novos modelos premium/budget: Galaxy S10 Lite e Note 10 Lite. Estas versões irão revitalizar as gamas S10 e Note 10 para o ano de 2020, mais especificamente na CES, onde estarão à vista de acordo com a empresa.
Estes equipamentos foram rumorejados durante bastante tempo, durante a época prévia ao lançamento dos Note 10. Tinha sido especulado e indicado por vários leakers da indústria que a Samsung iria lançar uma versão "lite" do Note, eventualmente. Pois dito e feito.
Especificações do Samsung Galaxy S10 Lite
- Ecrã de 6.7 polegadas Super AMOLED Full HD+
- Processador não especificado Octa-Core (2.8GHz + 2.4 GHz + 1.7 GHz)
- RAM de 6 GB a 8 GB
- Armazenamento interno de 128 GB
- Câmaras traseiras: Lente principal angular de 48 MP +12 MP (ultra-angular) + 5 MP (macro)
- Câmara frontal: 32 MP
- Bateria de 4.5000 mAh
- Cores: Prism White, Prism Black, Prism Blue
- Preço: 649€
A comparação óbvia quando olhamos para o Galaxy S10 Lite é o Galaxy S10e. Afinal, o S10e já é a versão Lite, certo? Errado, de acordo com a Samsung. O Galaxy S10 Lite possui um ecrã maior e um ligeiro upgrade às câmaras, em relação ao S10e.
Além disso, o S10 Lite optou pelo buraco no ecrã, o que a Samsung chama Infinity-U Display. Finalmente, o S10 Lite possui uma bateria de 4.500 mAh, em comparação aos 3.100 mAh do S10e.
Especificações do Galaxy Note 10 Lite
- Ecrã de 6.7 polegadas Super AMOLED Full HD+
- Processador não especificado Octa-Core (2.8GHz + 2.4 GHz + 1.7 GHz)
- RAM de 6 GB a 8 GB
- Armazenamento interno de 128 GB
- Câmaras traseiras: Lente principal angular de 12 MP +12 MP (ultra-angular) + 12 MP (telefoto)
- Câmara frontal: 32 MP
- Bateria de 4.5000 mAh
- Cores: Aura Glow, Aura Black, Aura Red
- Preço: 599€
Esta será a opção para quem quiser ter o expoente máximo de produtividade da Samsung mas a um preço mais baixo, supostamente. Em relação aos modelos normais do Note 10, temos um downgrade de armazenamento e RAM. Contudo, mantém-se a alta capacidade de bateria e o luxuoso ecrã Super AMOLED.
Tendo a S-pen, podemos esperar as habituais capacidades para gestos aéreos e escrita. Além disso, ambos os modelos trazem reconhecimento de impressão digital debaixo do vidro, além do desbloqueio facial.
Processador e datas não foram avançados pela Samsung
Além da sua presença na CES 2020, a maior feira de tecnologia mundial, pouco mais se sabe sobre o lançamento destes novos modelos.
Adicionalmente, a Samsung decidiu não especificar o processador do S10 Lite ou do Note 10 Lite. Isto porque, mais uma vez, o processador irá mudar conforme o mercado e o território. Por exemplo, nos Estados Unidos a Samsung utiliza sempre os Qualcomm Snapdragon. Já em outras partes do mundo, a fabricante utiliza os próprios CPU Exynos.
Uma linha que podia ser dispensada
A título pessoal, não considero esta jogada da Samsung muito inteligente. Afinal, os Galaxy S11 estão a chegar e eventualmente os Note 11 também. Dessa forma, será que foi sábio lançar mais dois telemóveis das gamas do ano passado?
A família S10 já estava completa com 3 elementos, cada um para um tipo de cliente específico. A mesma situação com a família Note 10 e os seus dois elementos. O que é que um S10 Lite e um Note 10 Lite vão trazer a mais? Na minha opinião, absolutamente nada.
Seja como for, é esperar para ver os preços praticados e o marketing utilizado. É provável que nem vejamos estes modelos em Portugal, devido ao tamanho do nosso mercado, pode nem fazer sentido para a Samsung lançar estes dois modelos em terras lusas.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung afirma ter dominado o mercado 5G em 2019. Entende
- Samsung poderá lançar uma inacreditável Smart TV flexível!
- Apple e Samsung aniquilam concorrência num dos mercados mais importantes do mundo