Samsung explica porque é que o Galaxy Fold é melhor que o Mate X

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A guerra pelos smartphones dobráveis começou recentemente com o anúncio do Galaxy Fold. Posteriormente, a Huawei revelou o contra-ataque com o Mate X na MWC 2019. Contudo, uma questão paira no ar: quem tem o melhor "dobrável"?

De acordo com a Samsung, a resposta é óbvia. Um dos executivos da gigante sul-coreana, Eui-suk Chung afirma que design de dobra interior do Galaxy Fold tem várias vantagens sobre o Mate X. Relembrando que a Huawei optou por uma dobra exterior.

Nesse sentido, o executivo declarou que a Samsung chegou a esta conclusão após vários testes. Ficou então decidido que uma dobra interior é o design mais intuitivo e o que faz mais sentido para um smartphone dobrável.

A Samsung afirma que a dobra interior é a forma mais natural de abrir um equipamento deste género

Em primeiro lugar, o executivo admitiu algo que tem sido alvo de críticas desde o anúncio do Galaxy Fold. O smartphone não dobra na totalidade, sobrando algum espaço quando fechado.

Chung acrescentou que fizeram esta opção para evitar danificar o ecrã, por pressão da dobra. O executivo continuou ao dizer que o Mate X pode fechar na totalidade mas os seus dois ecrãs exteriores estão expostos a erros. Um dos exemplos dados foram chamadas não intencionais.

Adicionalmente, Chung estatou um detalhe óbvio: o Mate X tem mais chances de sofrer danos numa queda pelos seus ecrãs exteriores. Os paineis do Galaxy Fold mantém-se protegidos quando o equipamento está dobrado. O desgaste dos bolso e malas também é um factor contribuinte.

A Samsung entrou em modo "picuinhas" para listar razões

Finalmente, o executivo sul-coreano referiu a autonomia dos dois equipamentos. Chung então afirmou que a bateria do Galaxy Fold vai durar mais simplesmente porque tem um ecrã exterior mais pequeno. Temos de admitir que esta declaração roça ligeiramente o exagero.

Visualmente falando, o Huawei Mate X tem agradado mais aos olhos do público. Principalmente por causa do ecrã exterior sem molduras, algo que o Galaxy Fold não pode afirmar com o seu painel reduzido.

No geral, parece que o público deu preferência ao Huawei Mate X, numa primeira impressão. Isto não significa que irão comprar um ou outro. Aliás, muito se tem falado sobre o preço destes smartphones e se vale a pena investir tanto num equipamento dito "experimental".

A verdade é que os equipamentos estão a ser tratadas pelas empresas de forma bastante exclusiva, principalmente a Samsung. O Galaxy Fold foi mantido protegido em vidro na MWC, ninguém pôde tocar nele. O Mate X estava protegido por uma capa mas várias pessoas da comunidade de tecnologia puderam manuseá-lo.

Em conclusão, estamos a testemunhar o nascer da primeira geração de smartphones dobráveis. Não será invulgar vermos empresas a cometer erros pois estamos nos primórdios. Só o tempo dirá se esta "espécie" irá sobreviver.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi MIUI traz Dark Mode e muitas novidades em nova atualização
  • Um utilizador recebeu o seu Xiaomi Mi 9 sem Flash da câmara
  • IDC acredita que as vendas de smartphones voltarão a cair em 2019

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.