Futuro sustentável: Nissan está a dar uma nova vida às baterias dos veículos elétricos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A pensar no meio ambiente e num futuro sustentável, a Nissan está a dar uma nova vida às baterias dos seus veículos elétricos.

A conhecida fabricante de carros está a transformar estes dispositivos em fontes portáteis de energia que podem ser usadas em qualquer situação.

Nissan abraça sustentabilidade com solução criativa

imagem do veículo elétrico Nissan Leaf
As baterias dos modelos antigos do Nissan Leaf estão a ser recicladas e reutilizadas Crédito@Nissan

A Nissan abraçou a causa da sustentabilidade e está a recorrer a uma solução bastante criativa para dar uma nova vida às baterias dos seus veículos elétricos mais antigos. A fábrica recupera estes dispositivos para os transformar em fontes portáteis de energia.

Não só a solução é criativa, como amiga do ambiente e também muito útil. Tudo porque estas “novas” fontes de energia podem ser usadas em qualquer situação, inclusive para fornecer energia em caso de acidente.

De acordo com as informações divulgadas, cada Nissan Leaf conta com 48 módulos de bateria. Ora quando a capacidade de carga destes módulos cai para 80%, deixa de ser possível utilizados nos veículos elétricos.

Agora, a Nissan está a recuperar estas unidades e a testá-las para ver o nível de carga que ainda têm. Se passarem este teste, estes módulos são usados nas recém-criadas fontes portáteis de energia que necessitam de apenas duas unidades para ficarem aptas a funcionar.

Recorde-se que as baterias dos veículos elétricos usam metais raros que são caros e a sua produção é uma fonte emissora de gases de carbono. Esta solução, além de ser amiga do ambiente, pode também ser uma forma de rentabilizar a utilização de matérias-primas caras.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt