Fusão do Facebook, Instagram e WhatsApp pode não acontecer. Entende porquê

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

No início do ano, o Facebook anunciou a sua intenção de unificar alguns dos seus serviços, integrando o Facebook, Instagram e WhatsApp no mesmo sistema de mensagens através de uma única aplicação. Contudo, a FTC (em português: Comissão Federal de Comércio) provavelmente não vai permitir a Zuckerberg cumprir os seus planos.

De acordo com o XDA Developers, a FTC é completamente contra esta integração, por várias razões. Em primeiro lugar, devido ao histórico de escândalos de privacidade do Facebook, a FTC considera uma unificação do género bastante nociva para os dados dos utilizadores.

Em segundo lugar, temos a luta constante da FTC (e a Comissão Europeia) contra práticas anti-concorrência. O Facebook já é proprietário das redes sociais e serviços de comunicação mais utilizados no mundo, onde muitos concordam que isso constitui um monopólio.

Inclusive, a senadora americana e candidata presidencial Elizabeth Warren afirmou que um dos seus objetivos é "dividir" o Facebook em empresas separadas. Isto porque Warren acredita que da forma como está, o Facebook possui "demasiado poder e influência".

Facebook possui 66% do mercado de redes sociais

De acordo com a plataforma de análise e estatística de mercado StatCounter, o Facebook possui uns massivos 65.97% da quota de mercado de redes sociais a nível mundial. Em comparação, o Pinterest possui 11.75%, o Twitter 11.43% e o Instagram uns meros 6.47%.

Assim sendo, as acusações de monopólio feitas ao Facebook podem não ser assim tão absurdas. Seja como for, uma app unificada poderia trazer vários benefícios aos utilizadores das 3 plataformas. Concordas com a ideia? Diz-nos nos comentários.

Editores 4gnews recomendam:

  • Atenção! Bug no Android está a frustrar utilizadores que usam o código PIN
  • Estados Unidos e China podem estar perto de chegar a acordo
  • Huawei vai terminar o ano perto de derrubar a Samsung. Entende
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.