Fundador da Google dá a entender que os Google Glass poderão voltar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Recordam-se dos Google Glass, os óculos inteligentes da empresa norte-americana? Esse ambicioso projeto foi cancelado há já alguns anos, contudo, renasce agora uma esperança para o seu regresso.

Essa chama de esperança surgiu esta semana devido às declarações de Sergey Bin, um dos fundadores da Google. Em declarações à margem da Google I/O, Bin deu a entender que a empresa norte-americana poderá equacionar o seu regresso.

Google Glass podem ser o produto perfeito para o Projeto Astra

As declarações de Sergey Bin foram motivadas pela apresentação do Projeto Astra. Trata-se de uma nova plataforma multimodal de Inteligência Artificial desenvolvida pela Google capaz de reconhecer texto, imagens e vídeo.

Quando questionado sobre um possível regresso dos Google Glass, Bin diz: "Teremos que pensar sobre isso". É esta a frase que lança a probabilidade de os óculos inteligentes da Google regressarem.

Se viste a apresentação do Porjeto Astra, certamente notaste que a determinado momento a interação com a IA é feita través de uns óculos. A Google não refere qual a sua marca, mas Sergey Bin acredita que este é o hardware perfeito para o Astra.

O fundador da Google atira ainda que a ideia primordial do Astra é estar associada a um produto mãos livres. Neste contexto, ele deixa ainda uma farpa a gadgets como o Humane AI Pin ou o Rabbit R1 dando a entender que está não é o formato ideal para as suas funções.

Os Google Glass estavam à frente do seu tempo

Em jeito de retrospetiva, Sergey Bin diz que gostaria que a Google tivesse "cronometrado um pouco melhor" esse projeto. Ou seja, ele acredita que aquele não era o tempo dos Google Glass e que os mesmos poderiam ter sido um enorme sucesso noutra ocasião.

Os Google Glass foram anunciados pela Google em abril de 2012. A sua ideologia cativou muito fãs, mas fez também alguns inimigos mais preocupados com uma possível ameaça à privacidade das populações.

Não muitos anos depois, a Google acabaria por cancelar este projeto devido aos vários contratempos com que se deparou. Este produto desapareceu definitivamente do mercado em 2023 quando a empresa encerrou o suporte para os Google Glass Enterprise Edition.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.