Funcionalidade Play Something: deixa a Netflix escolher o que vais ver no teu equipamento Android

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A partir de hoje, se és utilizador Android, a plataforma Netflix pode escolher por ti um conteúdo para veres.

Tudo graças à funcionalidade Play Something que seleciona um filme ou programa, baseado nos teus interesses e visualizações anteriores.

Algoritmo Netflix baseia as sugestões no comportamento do utilizador

O recurso Play Something está disponível para televisores desde abril deste ano, mas agora a Netflix está a disponibilizá-lo também para os equipamentos Android, em todo o mundo.

A plataforma de streaming garante que esta funcionalidade não é totalmente aleatória (ou seja, shuffle), uma vez que baseia as suas escolhas nas últimas visualizações e interesses do utilizador. Por outras palavras, escolhe os conteúdos, baseando-se no comportamento do utilizador dentro da plataforma.

As sugestões da nova funcionalidade da Netflix podem incluir um filme ou série que não tenhas visto na totalidade, um título que faça parte da tua lista de preferências ou um conteúdo ditado pelo algortimo Netflix que, como já dissemos, tem em conta os teus interesses.

iOS vai ter de esperar pela funcionalidade Play Something

Nos equipamentos Android, a nova funcionalidade surge em vários locais da aplicação. Por exemplo, logo no ecrã incial de perfil, no menu que surge na zona inferior do ecrã e ainda sob a forma de botão flutuante, quando visualizas títulos.

Para já. a funcionalidade Play Somethin está disponível em televisores e equipamentos Android. Utilizadores de iOS ainda vão ter de aguardar, uma vez que o recurso irá ser testado no sistema operativo durante os próximos meses.

Netflix quer manter os utilizadores na sua plataforma o máximo de tempo possível

Com este lançamento, a Netflix não pretende apenas disponibilizar mais uma ferramenta aos seus utilizadores. A funcionalidade Play Something representa também uma forma de reter os utilizadores naquela plataforma de vídeo, em vez de saltarem para outra opção de entretenimento.

Aliás, a retenção de utilizadores na sua plataforma é uma aposta séria da NetFlix que, recentemente, a plataforma disponibiizou o Fast Laughs. Este é um feed de vídeos cómicos que direcionam os utilizadores para conteúdos da Netflix.

Editores 4gnews recomendam:

  • Squid Game: série de sucesso leva Netflix a ser processada na Coreia do Sul
  • YouTube: nova funcionalidade permite retomar vídeos parcialmente reproduzidos
  • Usam a app Gmail no Android para enviar emails? Usem esta função!
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt