Proteção contra conteúdo sensível no Android
O Google começou a disponibilizar no Android a função "Sensitive Content Warning", que deteta imagens com nudez no Google Messages e as desfoca automaticamente.
A medida, anunciada no ano passado, pretende aumentar a segurança dos utilizadores. A deteção e o desfoque acontecem diretamente no dispositivo, sem enviar as imagens para os servidores do Google.
Esta funcionalidade junta-se, assim, a outras ferramentas anunciadas recentemente como ícones personalizados nos chats e o adiamento de notificações
Como funciona a nova ferramenta
Quando a função está ativa, imagens que são consideradas suspeitas de conter nudez são desfocadas e acompanhadas de um aviso. O utilizador pode então escolher:
-
Ver a imagem.
-
Bloquear o remetente.
-
Aceder a páginas informativas sobre segurança digital.
O aviso também aparece ao enviar ou reenviar este tipo de conteúdo, lembrando o utilizador dos riscos antes de confirmar o envio.
Instagram também já desfoca automaticamente conteúdos sensíveis
O Instagram também já utiliza mecanismos semelhantes para proteger os utilizadores de conteúdos potencialmente chocantes ou explícitos.
A plataforma aplica um filtro automático que desfoca imagens ou vídeos considerados sensíveis, como violência gráfica ou nudez, antes de serem exibidos no feed, Stories ou mensagens privadas.
O utilizador recebe um aviso com a opção de visualizar ou ignorar o conteúdo, sendo possível ajustar estas preferências nas definições de privacidade.
Tal como no Google Messages, a deteção é feita com base em sistemas automáticos e regras de moderação para minimizar a exposição indesejada.
Configuração e pacote SafetyCore
A função vem desativada por defeito e pode ser ligada em
Definições do Google Messages > Proteção e Segurança > Gerir avisos de conteúdo sensível.
O recurso integra o SafetyCore, presente em dispositivos Android 9 ou superior, que também inclui:
-
Proteção contra esquemas fraudulentos via SMS.
-
Bloqueio de links perigosos.
-
Verificação de contactos.
O Sensitive Content Warning começou a ser testado em abril e está agora a chegar a todos os utilizadores na versão estável do Google Messages.