Fotografia Cinematográfica: a nova "bomba" do Google Fotos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O serviço de backup e armazenamento de fotografias e vídeos da Google, o Google Fotos adicionará as Fotos 3D, ou imagens cinematográficas à plataforma. Um conceito familiar na rede social Facebook com potencial para criar boas recordações.

Com efeito, a Google deu a saber que as fotos cinematográficas chegarão ao seu serviço durante o próximo mês, com a disponibilização a ser feita de forma gradual e faseada. Entretanto, a tecnológica partilhou amostras deste efeito 3D.

Fotografias 3D vão acrescentar movimento às imagens no Google Fotos

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

O anúncio foi feito pela gigante de Mountain View através do seu blog, o The Keyword onde ficamos a conhecer o potencial desta nova "bomba" que promete mudar a forma como vemos e recordamos as nossas memórias. Aliás, esse é o objetivo da Google.

Ajudar as pessoas a reviver as suas melhores memórias, agora em formato 3D, ou com movimento adicionado para criar algo mais tridimensional. A aplicação do efeito nota-se na ligeira aproximação, o efeito de zoom-in ou ampliação, mas também teremos outros.

De acordo com a Google, diferentes fotos terão diferentes efeitos a ser-lhe aplicados, contando-se também o panning, ou suave deslocação horizontal. Para conseguir proporcionar este efeito, a Google usa o machine learning para conseguir apurar a profundidade da imagem e, em seguida, produzir uma representação 3D da mesma.

Aliás, mesmo que a imagem original não contenha informações da profundidade de campo - a informação EXIF - a Google conseguirá, com maior ou menor grau de sucesso, criar imagens cinematográficas graças à Inteligência Artificial.

Uma nova forma de reviver memórias no Google Fotos

Google GIF - Find & Share on GIPHY

O Google Fotos criará estas fotos 3D de forma automática. O utilizador tem apenas que manter a aplicação atualizada para garantir que recebe as novas funções, começando estas a chegar a partir do próximo mês. As imagens originais não são afetadas.

Deste modo, teremos uma nova forma de ver as imagens que guardamos no serviço, os principais destaques e momentos especiais da nossa vida. O poder dos algoritmos de IA e a aprendizagem da máquina dar-nos-á esta nova opção muito em breve.

O utilizador poderá partilhar a qualquer momento as Fotos Cinemáticas com o novo efeito tridimensional com a família e amigos, de forma simples e intuitiva. Ainda de acordo com a Google, estas fotos 3D serão partilhadas como arquivo de vídeo.

Também há melhorias para as "Stories" e Colagens no Google Fotos

Google GIF - Find & Share on GIPHY

Mais ainda e adotando um formato cada vez mais popular, o Google Fotos tem a sua versão das Stories. Função que usa para nos mostrar as memórias e destaques com base no conteúdo que guardamos na sua plataforma, com seleções personalizadas.

Estas "Memórias" apresentam os destaques de particulares datas, momentos e atividades diferentes e outros pontos de realce. A partilha destes conteúdos é personalizável, com atenção à privacidade do utilizador e às suas preferências.

Por fim, a gigante dá a ainda a saber que opção de fazer colagens automáticas também está reforçada com novos conteúdos e efeitos. Trata-se de outra ferramenta automática no Google Fotos que cria colagens com diferentes fundos para o utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.