Há cerca de uma semana, popular battle royale Fortnite introduziu ao jogo um emote inspirado no cantor Rick Astley e a famosa música "Never Gonna Give You Up". A música é um dos memes mais antigos da internet, onde o vídeo era partilhado sem o utilizador saber e era surpreendido, o chamado "RickRoll".
No entanto, a inclusão do emote trouxe algumas queixas por parte de utilizadores que fazem transmissões. Isto porque os streamers receberam reivindicações de direitos de autor por reproduzir a música nas transmissões quando o emote é utilizado.
Quando o emote é utilizado, a música começa a tocar, embora não na sua totalidade. Contudo, é o suficiente para que sejam violados os direitos autoriais associados à música. Felizmente, através de uma atualização, o Fortnite já permite silenciar o emote, ainda que seja apenas na versão PC.
Assim sendo, jogadores e streamers na PlayStation, Xbox e Nintendo Switch terão de optar não utilizar o emote, caso queiram rentabilizar as suas transmissões. Caso contrário, podem utilizar o emote mas não poderão ganhar dinheiro com o conteúdo.
Epic Games não pensou bem na situação
Fortnite é um jogo extremamente popular, associado à internet e toda a sua cultura de piadas e memes. No entanto, a Epic Games não ponderou bem as consequências de incluir uma música com direitos autoriais no seu jogo. Na verdade, não é claro se a Epic licenciou a música para utilização mas é provável que o tenha feito.
Contudo, licenciar a música para utilizá-la no jogo não é o mesmo que a comprar por completo. Assim sendo, jogadores em plataformas fora do PC continuarão a ser penalizados pelo uso do emote.
Editores 4gnews recomendam:
- Serviço Nvidia GeForce Now perde mais um nome de peso
- Realme X50 Pro bate todos os recordes de performance na plataforma AnTuTu!
- Jogadora recria casa do filme ‘Parasitas’ no The Sims 4 (Vídeo 360º)