Fortnite: Milhões de cartões de crédito divulgados na Internet ​

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Fortnite tem surgido várias vezes como cabeça de cartaz nas notícias online, especialmente graças aos seus grandes feitos no mundo gaming. Este é o jogo mais popular da atualidade, contando com mais de 200 milhões de jogadores ativos.

Como tal, acabou por ficar com um gigante 'alvo' com milhares de hackers à espera do momento ideal para atacar. De acordo com o mais recente relatório da empresa SuperData, o Fortnite rendeu à Epic Games mais de 2 mil milhões de euros em receitas durante o ano passado.

Assim como qualquer outro fenómeno online que gera milhões de euros por ano, tornou-se um alvo apetecível para os hackers mais experientes. Apresentando-se como uma fonte rica em informações privadas, tal como dados de cartões de crédito.

Dados privados no Fortnite podem não ser assim tão privados...

Agora, de acordo com a empresa de segurança Check Point, foi encontrada uma vulnerabilidade grave no sistema de login do Fortnite. Estas vulnerabilidades permitiam aos hackers mais astutos aceder às credenciais utilizadores.

Como deves imaginar, ao terem acesso aos dados de login, conseguem ter acesso a todas as suas informações pessoais, assim como os dados dos cartões de crédito que utilizam para compras in-game.

De acordo com o relatório, esta vulnerabilidade permitia ainda aos hackers terem acesso a às conversas dos utilizadores dentro do jogo, assim como do ambiente onde se encontram. Estas são graves problemas de privacidade que podem ter afetado milhões de utilizadores.

Fortnite gerou milhares de milhões de euros, mas quantos milhões foram roubados?

Até hoje ainda não surgiu qualquer prova que esta vulnerabilidade tenha sido aproveitada por hackers, pelo menos em grande escala. No entanto, é também possível que os dados de milhões de cartões de crédito tenham sido armazenados por hackers. Podendo ser utilizados no futuro. É impossível ter certezas...

Por fim, a Epic Games já confirmou que estes problemas de vulnerabilidade, já foram corrigidos. Ainda mais, voltaram a reforçar o seu desejo de que os seus jogadores tomem sempre precauções para manter as suas contas protegidas. No entanto, nesta situação, não havia nada que pudessem fazer...

Editores 4gnews recomendam:

Red Dead Redemption 2 fica mais perto do Fortnite com novo modo

Garena Free Fire, PUBG ou Fortnite. Qual o jogo que usa menos internet?

Fortnite. Epic encerrará 2018 avaliada em mais de $15 mil milhões

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.