Fortnite poderá chegar ao Android mas não à Google Play Store

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Muito se espera que o Fortnite chegue à Google Play Store do sistema Android. Porém, de acordo com novas informações, tal pode não acontecer.

Ainda hoje foi descoberta uma lista de smartphone compatíveis com o jogo e poucas horas depois a mesma fonte (XDA) refere que o Fortnite pode até não chegar à Google Play Store.

Vê ainda: Xiaomi Mi 8 Explorer Edition: Esta é a placa que vês através da capa

Esta informação foi descoberta no código do website onde explica ao utilizador como instalar o Fortnite no smartphone Android via APK. Ou seja, desativar as "fontes desconhecidas" e instalar o jogo.

Esta informação só pode significar que o jogo pode vir a não estar disponível na Google Play Store.

Fortnite para Android evitará a Google Play Store para reter lucros

Esta opção pode até não ser a melhor para os utilizadores instalarem a aplicação, contudo, é uma das formas da "Epic Games" não perder dinheiro com a chegada à plataforma Android.

Passo a explicar. Trazer o Fortnite para o mundo Android significa que a empresa terá de investir em mais servidores. Servidores e manutenção. Serviços que custa dinheiro. Adiciona ainda mais uma equipa para desenvolvimento da plataforma Android.

Lembro que o Fortnite é um jogo grátis. A única forma que a empresa faz dinheiro é na venda de acessórios e roupa para os personagens do jogo. Embora isso já se tenha mostrado lucrativo, continua a ser uma forma pouco ortodoxa de rentabilidade.

O problema da Google Play Store é apenas um. A Empresa de Mountain View cobra 30% de todos os lucros que tens na aplicação. Ou seja, se uma peça de roupa para o teu personagem custa 1€, a Epic Games só recebe 0.7€.

Parece pouco, mas se multiplicarmos estes valores por milhões a diferença é enorme e considerável.

Desta forma a Epic Games evita perder dinheiro e aumenta o lucro. Claro que correm o risco de existirem aplicações falsas, que existirão, mas é um risco que parece que estão dispostos a correr.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung: Carregador duplo sem fios já está à venda

Xiaomi e OPPO também estão a trabalhar num smartphone dobrável

Samsung: Modelos ‘Galaxy A’ terão tripla câmara traseira

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.