Ford surpreende com nova estratégia nos carros elétricos

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Como enfrentar a concorrência asiática no segmento dos EVs ‘low-cost’, reduzir os enormes prejuízos do negócio dos veículos elétricos e, ao mesmo tempo, responder à concorrência que aposta cada vez mais no mercado das pickups elétricas?

Para a Ford, a solução passa por uma nova estratégia que permita reduzir o orçamento alocado aos EVs, apostar em pickups e vans elétricas mais pequenas e económicas, em modelos híbridos, adiando em paralelo o lançamento de viaturas elétricas de maior dimensão e custos mais elevados.

Desta forma, o fabricante norte-americano pretende reduzir os prejuízos de 2,46 mil milhões de dólares registados no primeiro semestre de 2024, que afetou também os lucros das suas unidades a combustão e comerciais.

Ford fala em nova estratégia para os seus EVs
A nova estratégia da Ford para os EVs prevê o adiamento da produção da nova pickup elétrica 'full-size' de nova geração e a aposta em duas pickups 'mid-size'.
Imagem: Ford

Estratégia mais prudente e... surpreendente

Se a estratégia de redefinição dos custos de produção de EVs encaixam nas estratégias mais prudentes de outros fabricantes de EVs nos EUA e na Europa, a forma como a Ford pretende aplicar estas alterações poderão surpreender.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, a Ford pretende focar a sua produção em duas pickups elétricas ‘medium size’, com produção a iniciar em 2027. Um ano antes deverá começar a produção de uma nova van comercial elétrica, indica a empresa em comunicado.

O fabricante garante que os novos modelos custarão menos a produzir e terão preços mais baixos, irão oferecer maior autonomia e poderão dar lucro dentro de um ano, após chegarem ao mercado.

Dos planos da Ford faz também parte o adiamento, para 2027, da produção da sua pickup elétrica 'full size’ de nova geração, bem como o cancelamento da produção dos novos SUV totalmente elétricos de sete lugares, devido ao elevado preço das baterias. Em vez disso, a empresa vai apostar na produção de versões híbridas desses SUV.

A empresa remete para o primeiro semestre de 2025 mais informações sobre a nova estratégia para os seus EVs, embora vá adiantando que a aposta nos modelos híbridos continua a fazer sentido, até porque as margens de lucro alcançadas são muito semelhantes às dos carros com motores a combustão.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.