Como enfrentar a concorrência asiática no segmento dos EVs ‘low-cost’, reduzir os enormes prejuízos do negócio dos veículos elétricos e, ao mesmo tempo, responder à concorrência que aposta cada vez mais no mercado das pickups elétricas?
Para a Ford, a solução passa por uma nova estratégia que permita reduzir o orçamento alocado aos EVs, apostar em pickups e vans elétricas mais pequenas e económicas, em modelos híbridos, adiando em paralelo o lançamento de viaturas elétricas de maior dimensão e custos mais elevados.
Desta forma, o fabricante norte-americano pretende reduzir os prejuízos de 2,46 mil milhões de dólares registados no primeiro semestre de 2024, que afetou também os lucros das suas unidades a combustão e comerciais.
Estratégia mais prudente e... surpreendente
Se a estratégia de redefinição dos custos de produção de EVs encaixam nas estratégias mais prudentes de outros fabricantes de EVs nos EUA e na Europa, a forma como a Ford pretende aplicar estas alterações poderão surpreender.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, a Ford pretende focar a sua produção em duas pickups elétricas ‘medium size’, com produção a iniciar em 2027. Um ano antes deverá começar a produção de uma nova van comercial elétrica, indica a empresa em comunicado.
O fabricante garante que os novos modelos custarão menos a produzir e terão preços mais baixos, irão oferecer maior autonomia e poderão dar lucro dentro de um ano, após chegarem ao mercado.
Dos planos da Ford faz também parte o adiamento, para 2027, da produção da sua pickup elétrica 'full size’ de nova geração, bem como o cancelamento da produção dos novos SUV totalmente elétricos de sete lugares, devido ao elevado preço das baterias. Em vez disso, a empresa vai apostar na produção de versões híbridas desses SUV.
A empresa remete para o primeiro semestre de 2025 mais informações sobre a nova estratégia para os seus EVs, embora vá adiantando que a aposta nos modelos híbridos continua a fazer sentido, até porque as margens de lucro alcançadas são muito semelhantes às dos carros com motores a combustão.