
O Ford Fiesta é um ícone da construtora norte-americana com milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, tendo sido retirado do mercado em 2023. Agora, sem que nada o fizesse prever, este veículo pode estar de regresso.
Tal como nos adianta a publicação Autoblog, a marca americana tem planos para o lançamento de dois novos modelos elétricos compactos para 2028. O regresso do Fiesta ainda não foi confirmado, mas é um forte candidato a renascer com uma nova motorização.
Ford Fiesta pode estar de regresso graças a uma parceria com a Renault
Os novos veículos elétricos compactos com o selo da Ford serão desenvolvidos ao abrigo da sua recente parceria com a Renault. Esses modelos continuarão a ser desenvolvidos pela Ford, mas a produção ficará ao encargo da marca francesa.
Ambos os veículos serão desenvolvidos na plataforma Ampere da Renault. Esta é a mesma plataforma que trouxe para o mercado modelos elétricos como o novo Renault 5 ou o Alpine A290, o que nos revela um pouco daquilo que poderá chegar em breve às estradas.
A aposta da Ford nesta plataforma da sua parceira francesa estará certamente relacionada com as tendências atuais do mercado automóvel. A procura por veículos compactos e acessíveis continua a crescer e esta é uma oportunidade que a norte-americana não quer desperdiçar.
O regresso do mítico Fiesta pode ser uma aposta certeira da Ford em dois sentidos. Em primeiro lugar, pelo regresso de um modelo icónico da sua frota que sempre cativou a atenção dos condutores que procuram um carro pequeno e divertido de conduzir.
O segundo vetor que poderá transformar esta aposta numa aposta certeira é precisamente a crescente procura por este tipo de elétricos. São cada vez mais aqueles que procuram um carro compacto e acessível e a Ford tem aqui uma oportunidade de ouro para capitalizar essa tendência.
Os fãs mais acérrimos do Fiesta estarão, no entanto, um pouco inseguros com o que a Ford terá planeado para este regresso. Na base desses receios está aquilo que a marca fez com modelos como o Mustang Mach-E ou o possível regresso do Focus como SUV.
Ou seja, os fãs não querem que a Ford transforme também o Fiesta elétrico num SUV, preferindo que a construtora mantenha o formato e design que sempre caracterizaram este modelo. Para já ainda nada sabemos sobre isso, restando-nos aguardar por mais informações sobre este possível regresso.
