A Ford cancelou recentemente os seus planos para lançar um veículo elétrico baseado na tecnologia da Rivian, uma start-up automóvel bastante promissora. De acordo com as declarações de ambas as empresas, o surto de COVID-19 foi o fator principal no cancelamento.
Com várias empresas a terem de adaptar os seus modelos operativos à pandemia, não é a melhor altura para a Ford arriscar neste tipo de veículos. Contudo, a fabricante não descartou a hipótese de colaborar com a Rivian e as suas tecnologias de desenvolvimento para chassis de veículos elétricos.
A parceria estava planeada com a Lincoln Motor, a marca de luxo propriedade da Ford. A fabricante investiu meio milhão de dólares na Rivian, em 2019. É lamentável que não vejamos uma colaboração entre as duas empresas tão cedo mas é uma situação algo inevitável, no meio da pandemia.
O que é o chassi "skateboard" da Rivian
O chassi da Rivian é chamado de "skateboard" devido ao aspeto, que relembra uma prancha de skate. Este é um sistema que permite a construção de veículos elétricos com controlos e suspensões superiores a chassis tradicionais.
A base do chassi tem um centro de gravidade mais baixo, que permite uma personalização mais abrangente, além de veículos mais leves com o denominado "voo eletrónico". Apesar dos problemas mencionados, é provável que a Rivian se revele ser uma empresa extremamente relevante no desenvolvimento de veículos elétricos.
Afinal, carros elétricos são uma aposta frequente das fabricantes de automóveis e todos querem uma "fatia" deste segmento. Popularizados pela Tesla, empresas como Nissan, Ford e muitas outras estão a apostar neste tipo de veículo.
Aproveita para vê a lista dos carros elétricos com maior autonomia, tendo em conta os modelos disponíveis no mercado.
Editores 4gnews recomendam:
- Volkswagen diz que a Tesla está "à frente de todos os fabricantes de automóveis"
- Este é o DJI Mavic Air 2. Drone com uma bateria que te vai surpreender!
- Tesla Roadster: novidades sobre o super carro chegarão em breve, confirma Elon Musk