O futebol feminino tarda em ter importância de relevo nos videojogos. Mas o Football Managar, o jogo de gestão futebolística mais famoso do mundo, vai mudar isso muito em breve.
Num comunicado oficial, o título da Sports Interactive revela como vão “introduzir o futebol feminino no Football Manager”. E será incluído no jogo que é desenvolvido anualmente, não sendo lançada uma versão exclusiva do FM, apenas para o futebol feminino.
Segundo este documento assinado por Miles Jacobson, diretor da equipa por detrás do Football Manager, o futebol feminino já está a ser trabalhado há algum tempo. Mas a sua inclusão implica bem mais do que colocar novos “personagens”.
Futebol masculino e feminino estarão disponíveis ara treinar no mesmo "save"
“O que estamos a fazer é adicionar o futebol feminino ao FM... um desporto, um jogo. Os jogadores de FM serão capazes de passar sem problemas de gestão de uma equipa masculina para uma equipa feminina e vice-versa. O futebol feminino fará parte do mundo vivo e pulsante que constitui cada um dos teus “saves” no FM; esse mundo será muito maior e um pouco mais variado”, pode ler-se.
Existe a noção claro de que adicionar o futebol femino ao FM custará milhões, e não trará retorno financeiro imediato. Mas esse não é o ponto principal. O FM quer ajudar a quebrar barreiras, acreditando na equalidade, e tendo o objetivo de tornar o futebol feminino tão popular como o masculino.
A base de dados vai demorar algum tempo a ser desenvolvida. Cada jogo terá de ser analisado ao milímetro, para que os vários atributos possam fazer sentido no contexto feminino. Para já não existe data para o futebol feminino chegar formalmente ao FM. Mas agora que foi oficializado o seu desenvolvimento, estamos a falar de algo que poderemos imaginar, por exemplo, no FM 2023 ou 2024.
Confere o comunicado completo do futebol feminino no Football Manager
Editores 4gnews recomendam: