Com o avanço da tecnologia no âmbito de recursos para headphones e auriculares, as opções no mercado já são muitas. Junto com todos os aspetos positivos disso, vem também a dúvida: devo optar por uns headphones com ou sem fios?
A resposta vai depender muito das formas como pretendes utilizar os headphones. Mas há também outros aspetos importantes a observar no momento de fazer essa escolha.
Aspetos a analisar para escolher fones com fio ou sem fio
A primeira e principal preocupação no momento de escolher fones de ouvido é em relação à qualidade de som. Neste ponto, a verdade é que são as demais especificações dos dispositivos que vão determinar a qualidade do áudio. Entre fones de ouvido com e sem fio com especificações similares, a diferença na qualidade do som será subtil, mas há aspetos como latência, perda de áudio e outros pontos que podem ser observados.
Cancelamento de ruído
Um dos fatores que pode contribuir para essa qualidade do áudio, contudo, é a tecnologia de cancelamento de ruído. E neste caso, os fones sem fio passam à frente. Embora alguns headphones com fio já contem com estrutura para conter o máximo possível a interferência de sons externos, apenas os fones sem fio possuem a tecnologia de cancelamento de ruído, que pode ser ligada e desligada com um toque.
Perda de som
Por outro lado, é bem verdade que um áudio sem perdas proporciona mais qualidade do som, e fones de ouvido sem fio, infelizmente, não conseguem reproduzir áudio totalmente sem perdas. Isso porque um áudio sem perdas necessita de muita largura de banda e de um codec específico, algo mais fácil para um fone com fio obter.
Há diferentes tipos de codecs em cada marca, e também já existem fones com codecs como aptX Lossless (para áudio sem perdas). Assim como com as demais características, a escolha dependerá do uso que farás dos fones.
Latência
Latência é o atraso que pode ocorrer entre a reprodução real do áudio na fonte de áudio e o áudio realmente reproduzido nos fones de ouvido. Este aspeto é geralmente relacionado à qualidade do áudio, mas é importante perceber que a latência é medida em milissegundos, exatamente por sempre ser bem pequena.
Dito isto, aqui os fones de ouvido com fio ganham mais um ponto. Enquanto fones sem fio têm latência a variar entre 15ms e 300ms, dependendo do tipo de conexão e do codec utilizado, os fones de ouvido com fio têm latência mínima normalmente entre 5 a 10 ms.
Conectividade
Aqui também é mais descomplicado para os fones com fio. Um conector de 3,5 mm ou um conector USB-C, em geral, já garantem uma conexão sem interrupções. Para os fones sem fio, isso vai depender da tecnologia de emparelhamento.
Mas isso não significa que não podes encontrar um fone de ouvidos sem fio com boa conectividade. Muitos modelos hoje já utilizam Bluetooth 5.3, que costuma garantir emparelhamento instantâneo e transmissão estável sem interrupções.
Praticabilidade
Aqui, mais um vez, vai depender do uso que queres dar aos teus fones. Desejas apenas ouvir música enquanto trabalhas? Talvez um fone com fio, que não acabe a bateria no meio da música, possa ser a opção mais prática. Vais ao ginásio? Com certeza um fone sem fio é uma escolha mais acerta se queres evitar fios enrolando durante os exercícios.
Mas os fones sem fio acabam por levar a melhor no quesito praticabilidade. Headphones e auriculares sem fio permite um alcance maior, um movimento livre de cabos e até conexão com mais de um dispositivo.
Qual escolher então: fones com fio ou sem fio?
A verdade é que já existe opções de fone com fio e sem fio com excelente qualidade de som e outras características como design ergonómico, estrutura adaptável, carregamento rápido, etc. A tua escolha entre um fone com fio ou sem fio depende de como vais utilizar os fones e do quanto estás disposto ou disposta a pagar por eles.
Após fazer esta escolha, a pesquisa do modelo deve envolver uma análise dos aspectos que citamos acima para garantir que tenhas em mãos o produto mais adequado às tuas necessidades. Caso precises de uma ajuda, abaixo seguem algumas boas sugestões: