Fomos às compras no maior mercado de eletrónicos da China e foi isto que encontramos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Visitámos o Huaqiangbei. É um dos maiores mercados de eletrónicos do mundo e está na cidade de Shenzhen. É conhecido como “Silicon Valley da China” e é por lá que se encontram shoppings até perder de vista com vários negócios.

Estima-se que existam mais de 38 mil negócios nestes edifícios, maioritariamente direcionados para o hardware. Seja uma oportunidade para uma empresa adquirir componentes, ou para se comprar ali os acessórios mais baratos na China, este mercado é muito procurado por empresários e entusiastas da tecnologia.

huaqiangbei

Alguns destes edifícios vendem apenas componentes que muitas empresas locais e estrangeiras vêm até Shenzhen para adquirir ou simplesmente negociar. Acaba por ser um polo onde se encontram algumas das mais recentes inovações de hardware que podem alavancar ideias e negócios nesta área.

Regatear faz parte do processo no Huaqiangbei

Para pessoas como eu, é uma verdadeira Toy’s R Us. Se passares pelas lojas certas, vais encontrar certamente gadgets que te vão agradar. E claro, como qualquer mercado deste género, regatear faz parte do processo.

huaqiangbei

Quando perguntamos pelo preço do produto, o vendedor dá-nos o valor numa calculadora. E esse nunca é o valor que deves pagar pelo mesmo, já que há sempre margem para negociar. É bastante usual perguntarem se não queres muitas unidades, pois é muito comum clientes comprarem muitas unidades de um determinado produto.

Não é toa que existem imensos negócios de dropshipping de gadgets chineses e muitos deles começaram seguramente a partir deste mercado. No nosso caso, para comprar uma unidade de um produto mais por curiosidade, há que tentar regatear até ao limite.

huaqiangbei

Quando o conseguimos, segue-se um pagamento por Alipay ou WeChat Pay, que são os pagamentos digitais mais frequentes na China. E devo dizer-te que, pela minha experiência durante estes dias a usar Alipay, nunca me deixou ficar mal.

Dos AirPods ao iPhone e ao Galaxy Watch Ultra falsos

Existem por ali gadgets que nunca vimos e não resisti a trazer de lá uns AirPods falsos e poderás ver a minha opinião sobre eles em breve. É possível encontrar por lá os gadgets mais bizarros que nunca viste em lado nenhum, mas também as melhores cópias dos produtos mais recentes e que bem conheces, como um iPhone 16 Pro Max ou um Galaxy Watch Ultra.

huaqiangbei

Apesar de toda a magnificência em torno deste mercado, e de haver inclusive espaço para marcas como a Xiaomi, a Huawei ou Vivo terem lojas próprias nas ruas circundantes, o Huaqiangbei pode tornar-se facilmente repetitivo.

A certa altura já perdeste a conta a quantas lojas vendem os mesmo AirPods, Apple Watch ou secadores da Dyson. Sempre falsos, obviamente. Mas é uma experiência que aconselho a qualquer entusiasta de tecnologia.

4gnews em reportagem na China 🇨🇳

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.