Quando ouvimos falar no nome Tristan Thompson, é possível que associemos logo à sua carreira na NBA. O poste de 34 anos joga nos Cleveland Cavaliers e foi campeão em 2016, ao lado de LeBron James. No entanto, não é só no basquetebol que este se destaca.
Como reporta o Tech Crunch, Thompson agora também é um empreendedor tecnológico e dono de uma empresa de Inteligência Artificial (IA). Tanto assim é que a sua mais recente marca, TracyAI, utiliza a IA aplicada à análise desportiva.
Na prática, a plataforma em questão transforma dados em tempo real em insights que preveem a capacidade de atletas, equipas e até mesmo adeptos.
Os vários projetos tecnológicos de Tristan Thompson
Fora a TracyAI, o jogador dos Cavs também ocupa cargos de chefia noutras empresas. Entre estas, a World Mobile, de acesso acessível à internet; a AxonDAO, de pesquisa médica com IA; e a Basketball Fun, dedicada à forma dos fãs apreciarem o jogo.
O caráter empreendedor de Tristan Thompson não tem passado despercebido a grandes entidades, como a Forbes, a CNBC Crypto World e a CoinDesk. Tanto assim é que Thompson subirá ao palco na Bitcoin 2025, um grande evento da área, para falar sobre os seus projetos. O evento irá acontecer entre os dias 27 e 29 de outubro.
Segundo as palavras de Thompson, citado pelo mesmo meio de comunicação, “o desporto ensinou-me disciplina, mas a tecnologia ensinou-me escala. Quando consegues unir esses mundos, o potencial é ilimitado”.
É a única estrela da NBA ligada à tecnologia?
Efetivamente, há outros nomes (bem maiores) na NBA com ligações à tecnologia. Um deles é o de Kevin Durant, que é dono da Thirty Five Ventures. A empresa aposta em “mercados em crescimento, incluindo fintech, inteligência artificial” e muito mais.
A título de curiosidade, Durant também já investiu em Portugal, na plataforma “ScorePlay”, que é sediada em Portugal. Outro caso de investimento no setor tecnológico é Stephen Curry, dos Golden State Warriors, que investe na Tonal, uma máquina de Inteligência Artificial (IA) destinada aos que fazem exercício à distância.