Fitbit deteta se ressonas ou se ocorrem ruídos durante a noite

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

É a mais recente novidade para os utilizadores dos wearables Fitbit Sense e Fitbit Versa 3 que agora podem conhecer todos os ruídos que ocorrem durante o período de sono. A funcionalidade Snore & Noise Detect recorre ao microfone incluído nos wearables para captar os sons ambiente durante o sono do utilizador.

Na manhã seguinte, o utilizador recebe os resultados da noite anterior. Mas atenção que esta é uma funcionalidade que apenas está disponível para os assinantes premium. Outra boa notícia é que esta funcionalidade permite também que os utilizadores percebam se algum ruído exterior está a perturbar a qualidade do seu sono.

Ativar a nova funcionalidade Fitbit

E o processo de ativar a funcionalidade não podia ser mais simples. Basta navegar até à opção Today na app Fitbit e tocar no ícone da lua. De seguida, pressionar o ícone da roda dentada e ativar a função Detect Snoring. Depois é só seguir as instruções dadas no ecrã e, claro, utilizar o wearable durante a noite.

No dia seguinte, o utilizador pode visualizar na aplicação ou no próprio wearable as estatísticas da noite anterior. Informações como quanto tempo esteve acordado, irrequieto e a dormir, assim como os ruídos presente (ressonar incluído) e ainda movimentos excessivos.

Na página de ajuda do FitBit é, também avançado que a funcionalidade divide o ressonar em três segmentos: leve, se o utilizador emitir ruído menos de 10% do tempo que dormiu, moderado de a 40% do tempo de sono e frequente, se o utilizador ressonar mais de 40% da noite dormida.

Fitbit mede decibéis do ressonar

Os decibéis são igualmente avaliados numa escala que começa nos 30 decibéis (ou muito silencioso) e vai até a mais de 90 decibéis (muito alto). A marca recomenda que o wearable tenha a bateria carregada a, pelo menos 40%, para que a funcionalidade possa cumprir a sua tarefa.

De resto, os utilizadores podem também definir um período de tempo para avaliar a sua qualidade de sono, assim desativar a nova função através da página de gestão de dados do Fitbit.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Band 6 NFC é oficial: pagamentos contactless e Amazon Alexa no teu pulso
  • Realme Band 2 é oficial: será que faz ‘tremer’ a Xiaomi Mi Band 6?
  • Não compres o Apple Watch Series 7 sem ter isto em conta
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt