Validar as faturas através do portal das finanças no PC
Depois de ter alertado os contribuintes para comunicarem as alterações no seu agregado familiar, a Autoridade Tributária lança novo alerta sobre a validação de faturas. Até ao próximo dia 2 de março, todos os contribuintes devem validar as faturas referentes a 2025. E podes fazê-lo no conforto do teu lar através do portal das Finanças, na área e-fatura. Os passos seguintes são:
- Selecionar a área faturação, seguido da área de adquirente;
- Aqui terás de fazer a autenticação através de chave móvel digital ou com o número de contribuinte (NIF) e password previamente fornecida pelo portal;
- Já na tua área pessoal de contribuinte, escolhe verificação de faturas;
- Agora é a parte que leva mais tempo: tens de associar uma categoria à fatura e no caso dos medicamentos podes ter de associar a respetiva receita;
Saliente-se que cada categoria disponível tem percentagens de dedução e limites específicos; na prática, podes ter dezenas de faturas de alimentação, mas apenas uma percentagem definida vai contribuir para a dedução no IRS.
Com a app também podes usar QR Codes
A Autoridade Tributária tem também várias aplicações móveis disponíveis e entre estas está uma especialmente dedicada à e-fatura. A app está disponível na Play Store para Android e no App Store para iOS.
Se preferires, podes validar todas as faturas nesta app no teu telefone. O processo é em tudo semelhante ao do PC. Portanto conta com a autenticação através do NIF e password para entrares.
Aqui a diferença é que podes registar faturas através da leitura de QR Codes. Basta passar o leitor sobre o QR Code da fatura para que fique imediatamente registada; é que nem precisas que seja a área de comércio a fazer a comunicação.
À semelhança do que acontece no portal via experiência PC, também aqui podes fazer classificação por lotes. Por exemplo, tens várias faturas do supermercado onde costumas ir. Ao invés de estares sempre a associar a categoria é-te perguntado se é para fazer igual em todas as entradas da página em que estás. Basta dizer sim para ficar tudo completo.