Firefox pode uma vez mais saltar à frente do Google Chrome com nova funcionalidade

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Durante os últimos tempos, assistimos a um crescimento sem precedentes no que respeita aos pedidos de notificações por parte dos sites. Hoje em dia, é raro o site que não tem este tipo de serviço ativo, tornando-se extremamente frustrante. Na prática, são raros os casos em que os utilizadores realmente aceitam estes pedidos.

A Mozilla está atenta ao crescimento desta tendência, que deixa tantos utilizadores frustrados. Por isso mesmo, estão a desenvolver novas funcionalidades para o seu browser Firefox. A nova funcionalidade vai limitar de foram bastante inteligente a forma como estas notificações são apresentadas, ou não.

Durante este mês, a versão de testes do Firefox vai começar a implementar alguns testes. Até ao próximo dia 29, vai apenas apresentar pedidos para notificações em sites onde o utilizador tenha interagido. Além disso, a partir do dia 15, vai apresentar na barra de navegação um pequeno ícone onde revela que o site pretende enviar notificações.

Firefox vai em breve libertar-te de mais uma dor de cabeça

Esta poderá não ser a abordagem mais natural e elegante para resolver este crescente problema, mas parece ser um grande passo na direção certa. Especialmente o pequeno ícone que servirá para substituir as irritantes notificações. Este é um fenómeno que tem crescido de tal forma, que não seria de estranhar vermos outros browsers, como o Google Chrome, começarem a realizar os seus próprios testes.

Pensando do ponto de vista dos utilizadores, este é um tipo de serviço extremamente comum. Por isso, caso pretenda receber notificações sobre novas publicações de um site, o próprio utilizador vai acabar por procurar forma de receber as ditas notificações.

Ainda que durante este mês estas novas funcionalidades comecem a ser implementadas na versão de testes do Firefox, não há ainda qualquer tipo de informação sobre a sua possível chegada à versão estável. Uma coisa é certa, caso esta se torne uma funcionalidade popular entre os seus utilizadores, não seria de estranhar vermos chegar também ao Google Chrome.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chrome beta recebe nova atualização com 'Dark Mode' e muito mais!
  • Calendário Google tem o Space Invaders! Descobre como jogar!
  • Chrome Canary no Android já tem grupos de tabs

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.