Firefox para Android tem fim marcado! Experimenta o substituto "Fenix"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O browser Mozilla Firefox é um dos mais conhecidos do mundo. Se não tens o Google Chrome a probabilidade de estares a usar o Firefox é grande. Porém, será por pouco tempo. A empresa lançou a sua primeira versão para computador em 2004 e o sistema Android logo de seguida. Passaram quase 15 anos e as coisas estão prestes a mudar.

O Firefox no Android deverá deixar de existir ainda este ano para termos um chamado Fenix. Não temos ideia concreta de como será feita esta alteração, temos apenas a ideia que a Firefox já tem planos para eliminar o seu browser do Android.

O Fenix é ligeiramente mais leve, mais rápido e mais eficiente. O novo browser já pode ser testado pelos utilizadores mas com claros bugs que o Firefox não tem. Contudo, temos um novo design mais minimalista que gosto. A barra de URL está na parte inferior e o multitarefas é organizado e elegante.

Como instalar o Fenix, substituto do Firefox para Android

Para instalares o novo browser só tens de clicar no logo abaixo e instalar uma APK normal. Serás transferido para o Drive onde o APK está armazenado. Atenção que poderás ter problemas de instalação se estiveres dentro da nossa aplicação. Assim sendo, caso seja o caso, passa no Google Chrome e descarrega normalmente.

Devido ao elevado número de downloads, poderá demorar um pouco a conectar com o servidor (10 a 15 segundos) mas passado uns segundos deverá estar a descarregar. Logo depois de baixares só precisas dos típicos "seguinte" e "instalar" e está feito!

Descarrega no novo Fenix aqui

Ao que parece, a Firefox continuará a atualizar o seu browser mas não deverá apresentar grandes novidades daqui para a frente. As novidades aparecerão no novo browser Fenix.

O novo browser não foi muito ao Firefox, porém, deverá marcar uma nova vida à empresa no mundo Android. Com browsers de qualidade a fazer um excelente trabalho, como é o caso do Chrome, Opera, ou até Samsung browser, a empresa americana precisa de mostrar que está pronta para a batalha.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google parece não ter nada contra o novo Microsoft Edge
  • Action Launcher para Android traz uma atualização que vais gostar!
  • Música 8D - O tipo de música que tens de ouvir o quanto antes
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.