Depois de algum tempo à espera, em abril passado, a Google lançou a rede Find My Device que está agora a ser disponibilizada em várias regiões do mundo.
E surpresa: surgem notícias de que a gigante de pesquisa está a acrescentar mais um recurso útil a esta rede: capacidade para rastreamento de dispositivos de familiares, através da funcionalidade Family Link.
A notícia surgiu em primeira mão através do site Android Authority, mas agora Artem Russakovskii, fundador do site Android Police, confirma a novidade através de um tweet na rede social X.
O nome é bastante explicativo quanto às funções do novo recurso. Na prática, vai permitir rastrear a localização de todos os dispositivos vinculados à conta Google, dentro da rede Find My Device.
Esta funcionalidade vai limitar-se a mostrar os dispositivos vinculados à conta e permite também que os pais possam adicionar restrições de conteúdo e definir tempo de ecrã para os utilizadores mais jovens.
Mas o melhor de tudo é que a partir de agora, os pais podem visualizar a localização dos filhos diretamente na rede Find My Device, não necessitando de abrir a aplicação dedicado para o efeito.
Para já, não fica claro se a versão Web da rede Find My Device vai também permitir rastrear os equipamentos dos familiares através do recurso Family Link.
Como obter o Family Link
Para ter acesso a este novo recurso, os utilizadores procurar a versão v3.1.078-1 do Find My Device na Play Store ou através do APKMirror. Depois é procurar nas opções, o recurso Family Link.
Se este não aparecer, infelizmente tal significa que o utlizador terá de cumprir um tempo de espera até a Google lançar uma nova atualização.
Mas alegrem-se os interessados, em breve a Google vai lançar o Pixel Feature Drop que pode trazer consigo este recurso.