Finalmente podes ter widgets no teu smartwatch com Wear OS

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Por alguma razão, a Google demorou 5 anos a implementar uma funcionalidade básica que são os widgets. Estes pequenos atalhos de aplicações são comuns nos smartphones e em outros sistemas operativoas para wearables.

Numa publicação em blog, a Google anuncia que vai adicionar uma função chamada Tile ao Wear OS. Esta funciona adicionando atalhos cujo utilizador pode fazer swipe para passar de uma para a outra.

Apesar de ter um nome diferente, são obviamente widgets pois são mini versões de aplicações com alguma informação. A Samsung possui um sistema semelhante nos seus Galaxy Watch com o Tizen.

Até mesmo nos Apple Watch encontras este tipo de widgets. Verdade seja dita, era possível ter widgets no Wear OS através de apps de terceiros. No entanto, nada como ter a função de forma nativa, embora tardia.

Com o Wear OS, todos os minutos contam

A Google até achou necessário lançar um vídeo promocional sobre o Wear OS, dando enfãse aos Tiles. No vídeo vemos widgets de exercício físico, calendário e outras actividades que podem ser dinamizados por um smartwatch.

Apesar deste atraso óbvio. a Google tem vindo a melhorar a interface do Wear OS nos últimos meses. A compatibilidade com o Assistente Google foi bastante melhorada, por exemplo.

Os novos Tiles irão começar a ser enviados através de uma atualização durante o mês de maio. A Google salienta que algumas funções podem diferenciar de acordo com o telemóvel, sistema operativo, smartwatch ou país.

É claro que isto significa que o utilizadores de iPhone vão ter uma experiência inferior. Seja como for, mais vale tarde do que nunca e este tipo de implementações são sempre bem-vindas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Snapchat pretende tornar-se uma plataforma de gaming
  • Xiaomi tem uma ventoinha que vais querer neste Verão
  • Facebook começa a receber uma grande mudança de design
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.